Prefeito de Mariana assina posse de novos agentes da GCM


08/04/2024 às 20h39

 

O Executivo de Mariana assinou o termo de posse de 33 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), durante cerimônia de formatura da 4ª Turma. O evento aconteceu nesse sábado (06), na Praça da Sé. Estiveram presentes o contingente da corporação, familiares e amigos dos novos membros, autoridades e população civil.

 

Por cinco meses os agentes em formação foram submetidos a treinamentos prático, teórico, físico e psicológico, com os critérios definidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Conforme o comandante, GCM Classe Especial Braz, os guardas estão prontos para atuar junto à comunidade.

 

"Os alunos foram treinados com técnicas operacionais da corporação, como armamento e tiro, primeiros socorros, uso de equipamentos letais e não letais, meio ambiente, noções de direitos humanos e relação com a comunidade", explica. Com a formatura da 4ª turma, Mariana possui 147 agentes à serviço do município.

 

Assinatura de posse

O Prefeito de Mariana assinou a posse dos 33 novos agentes, que agora respondem como servidores públicos. Os 28 homens e 5 mulheres foram selecionados em concurso realizado em 2022 e iniciaram o curso de formação em outubro de 2023. A partir de sábado (13), estarão nas ruas de Mariana.

 

A GCM foi instituída pela Lei Complementar 04/2001, há 23 anos. A 1ª Turma foi formada em 2002, a 2ª em 2006 e a 3ª em 2008. A corporação tem o dever de contribuir para a segurança e prezar pelo serviço e patrimônio públicos.


Voltar

Confira também: