Samarco promove oficinas de fotografia e de oratória em distritos de Mariana e Ouro Preto

Foto divulgação

Cerca de 60 moradores de Camargos, Santa Rita Durão e Antônio Pereira participaram dos encontros no fim de semana

07/03/2024 às 21h54

 

Moradores dos distritos de Camargos e Santa Rita Durão, em Mariana, e de Antônio Pereira, em Ouro Preto, foram envolvidos em oficinas de fotografia e de técnicas de comunicação e oratória, respectivamente, no último final de semana, 24 e 25 de fevereiro. Cerca de 60 pessoas participaram dos encontros promovidos pela Samarco, conforme a temática escolhida durante reuniões com as comunidades no ano passado.

 

“ A capacitação territorial é essencial para fortalecer as comunidades locais, contribuindo para que os moradores se sintam mais preparados a serem agentes ativos em seus territórios. Por meio desse processo de empoderamento é que se potencializa a autogestão, a inovação local e a promoção do bem-estar coletivo. A ação está alinhada ao nosso propósito de compartilhar valor com os territórios que nos recebem”, destacou o analista de Relações Institucionais da Samarco, Rodolfo Fernandes, que acompanhou a oficina em Antônio Pereira.

  

Nos distritos marianenses de Santa Rita Durão, na Escola Municipal Sinhô Machado, e em Camargos, no restaurante da Vaninha, os moradores aprenderam técnicas de fotografia com o profissional Marco Terranova. Na oportunidade, as pessoas percorreram as ruas do distrito para realizar atividades práticas.

 

“A oficina foi essencial até mesmo para as pessoas da comunidade reconhecerem o valor e a história do lugar. Aprendemos muito e esperamos ter novas oportunidades de cursos. Foi uma experiência incrível em que a gente pôde aperfeiçoar e observar o valor da comunidade”, destacou a estudante de Santa Rita Durão, Franciele Aparecida Carneiro, que participou da Oficina de Fotografia.

 

Em Antônio Pereira, os moradores contaram com a oficina de Técnicas de Comunicação e Oratória, conduzida pela jornalista Janice Caetano.

 

O presidente da Associação de Moradores de Antônio Pereira, Wemerson Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “Estivemos no curso de oratória e foi muito satisfatório esse momento que passamos juntos. Estou levando para casa uma bagagem de conhecimento. Vejo a importância desse curso para a comunidade, porque hoje estamos falando com diversas pessoas. Esse curso de oratória irá nos auxiliar a otimizar os momentos de fala, para que a gente possa se expressar da melhor forma e reivindicar melhorias para o distrito e para nossa comunidade”, ressaltou.

 


Voltar

Confira também: