A cidade de Mariana poderá ter uma empresa que produzirá desde pequenas aeronaves acrobáticas até componentes que equipam a cadeia aeroespacial. O contato inicial foi feito com o Governo de Minas, através do INDI (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais). Segundo informações, a Fundação Renova entrará com a infraestrutura de galpão e financiamento do projeto. Essa empresa de tecnologia aeronáutica poderá criar no primeiro momento 25 empregos diretos para mão de obra especializada na área. Além de pequenas aeronaves produz também drones e foi a primeira empresa à projetar, produzir e voar uma aeroanve tripulada com propulsão elétrica, o SORA-e. Atualmente a empresa desenvolve o primeiro EVTOL brasileiro, denominado Z-300.
Uma agenda será marcada em fevereiro com a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) para a implantação de curso na área de ciências aeronáuticas naquela instituição.
Nossa reportagem ligou para Duarte Junior, o prefeito disse que essa intenção ainda está em caráter embrionário, nada de concreto poderemos adiantar para não criar expectativas, preferiu não comentar o assunto.