A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, ressalta a importância de realizar a Coleta Seletiva para que toda a população frequente um município mais preservado e sustentável reduzindo, assim, gradualmente os impactos ambientais causados pelo consumo exagerado e por descartes inadequados de resíduos.
A coleta seletiva da cidade é executada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis - CAMAR, a qual possui rotas distribuídas de segunda à sexta-feira, que subdividem-se para que todos os bairros de Mariana e seus distritos desfrutem dessa ação. O serviço é realizado em rotas semanais em todo município e leva grandes benefícios para a população e para os associados do Centro de Aproveitamento, que retiram seu sustento por meio da atividade. A separação correta destes itens é de extrema importância, pois torna o material economicamente viável para os integrantes da coleta e seus fins de venda para reutilização.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS - CAMAR
A CAMAR, atualmente conta com 15 associados, gerando renda e economia de recursos naturais. Entretanto, para que os resíduos sejam aproveitados, o descarte e separação devem ser adequados para a reciclagem. Para tornar o lixo reutilizável deve-se, em primeiro momento, separar os materiais orgânicos e recicláveis e, depois, os outros materiais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, os papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados. Vidros quebrados e outros materiais cortantes devem ser embrulhados em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
Maria da Conceição Aparecida, 57, uma das fundadoras da CAMAR, conhecida como “Cidinha” relatou: “Estive presente desde muito antes da CAMAR ser o que é hoje. Sou catadora desde 1981 e trabalhava no lixão antes da fundação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ocorrer, em 2008. Mesmo que nossas condições tenham melhorado muito, precisamos do apoio de toda população marianense”, além disso Cidinha enfatizou a relevância da educação ambiental, principalmente, em período de alta nos casos da dengue.
OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS E VENDIDOS SÃO:
NÃO É RECICLÁVEL:
Espelhos, lâmpadas, vidro temperado (cooktop, vidro de automóveis, entre outros), lixo de banheiro, embalagem plástica de bolo, etc.
DICAS:
CONFIRA OS HORÁRIOS DE COLETA SELETIVA NOS BAIRROS DE MARIANA:
CONFIRA OS HORÁRIOS DE COLETA SELETIVA NOS DISTRITOS DE MARIANA:
-Por Larissa Flauzino