Neste sábado (18/11) será realizado um exercício de simulação em 10 comunidades dos municípios de Mariana e Barra Longa. O foco é a preparação para atuação dos órgãos do sistema de proteção e defesa civil e das comunidades, em seguimento aos exercícios já realizados em março e novembro de 2016.
A ação contará com o apoio da Samarco, que juntamente com as coordenadorias municipais de Defesa Civil de Mariana e Barra Longa, realizou diversas reuniões prévias com os moradores para explicar como será o exercício de simulação. A Samarco será responsável pelo fornecimento da infraestrutura do simulado. Empregados da mineradora também atuarão como facilitadores durante a ação.
O simulado
O exercício de evacuação do próximo sábado contará com o acionamento de sirenes e o deslocamento das comunidades para os pontos de encontro existentes. Toda a atividade será coordenada pelas defesas civis estadual e municipais de Mariana e de Barra Longa.
Para a Equipe da Cedec, “o objetivo da atividade de simulação é fortalecer a resiliência das comunidades e fomentar o protagonismo local e comunitário, além de servir de experiência e aperfeiçoamento para novos testes e preparo para possíveis situações reais".
Considerando a necessidade de coordenação e controle, bem como da garantia de segurança de todos os participantes, todo o ambiente da simulação será controlado, de modo que os perímetros estarão com acesso restrito aos órgãos participantes e aos membros da comunidade.
De modo a garantirmos o exercício essencial e constitucional da liberdade de imprensa, franquearemos a todos os veículos de imprensa o acesso controlado aos locais de treinamento, mediante o prévio credenciamento junto à Assessoria de Comunicação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, eleita pelo Gabinete Integrado de Comando como responsável pelas ações de comunicação pré, durante e pós as atividades.