A Vale está testando os primeiros caminhões totalmente elétricos para transporte de cargas pesadas. Os dois exemplares serão utilizados para transporte interno em minas tanto no Brasil quanto na Indonésia. A corporação fez o anúncio sobre o novo recurso nas últimas semanas, e de acordo com a empresa, o objetivo principal desta iniciativa é chegar o mais próximo possível de não emitir dióxido de carbono na atmosfera.
Os caminhões são os primeiros de seu tipo a serem empregados por uma corporação mundial de mineração. Eles substituem o óleo diesel por energia proveniente de fontes renováveis e também produzem menos ruído, reduzindo os efeitos negativos que as atividades de mineração têm nas comunidades localizadas nas proximidades. Confira no vídeo, como funciona e quais as propostas da Vale com a iniciativa.
Suas baterias de lítio têm capacidade de armazenamento de 525 quilowatts-hora e são capazes de operar por até 36 ciclos, isso representa um pouco mais de um dia de operação na empresa, sem precisar parar para recarregar. Além disso, eles têm a capacidade de regenerar energia durante as descidas, reduzindo a quantidade de uso de freios mecânicos, manutenção e vibração, e proporcionando mais conforto operacional ao motorista. O aparelho é equipado com inúmeras tecnologias de controle de temperatura, o que permite que ele se ajuste a altas temperaturas, períodos de alta umidade e períodos de chuva forte.
A compra dos dois caminhões elétricos constitui mais um passo na eletrificação dos ativos da Vale. Em 2019, a empresa declarou sua intenção de atingir o objetivo de zerar suas emissões até o ano de 2050. As estimativas variam entre quatro e seis bilhões de dólares a serem investidos pela Vale para atingir esse objetivo.
A Vale estabeleceu metas, com o objetivo de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e aumentar o uso de alternativas ecologicamente corretas em suas operações de negócios. A iniciativa Powershift, criada pela empresa para essa finalidade, está trabalhando para desenvolver novas soluções que possam ser usadas pela corporação para eletrificar seus ativos, tanto nas minas, como nas ferrovias.
O plano de eletrificação dos ativos da Vale inclui a operação de locomotivas a bateria nos pátios dos portos de Tubarão, em Vitória, e Ponta da Madeira, em São Luís. Isso além do caminhão que é totalmente movido a energia elétrica, que citamos anteriormente. A Powershift também realiza testes com equipamentos elétricos em minas subterrâneas no Canadá.
Foto Roberto Verona
Escrito porGeovane SouzaemMineração,Veículos Elétricos