Na terça-feira (22), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto publicou o decreto Nº 6.438, de 22 de março de 2022, aumentando o valor tarifário do transporte coletivo do município nas linhas urbanas e distritais. O reajuste é de, aproximadamente, 40% sobre as tarifas praticadas. Segundo a Prefeitura, “as tarifas podem ser reajustadas anualmente, considerando a variação dos preços dos insumos ocorrida no período anterior à data de apresentação da proposta”.
Confira os novos valores
De acordo com o decreto, a tarifa do Grupo Tarifário 1 deixa de ser cobrado o valor de R$ 3,35 e passa a ser cobrado R$ 4,70. O grupo inclui as linhas urbanas da sede; as linhas urbanas de Cachoeira do Campo; Cachoeira do Campo X Santo Antônio do Leite; Cachoeira do Campo X Amarantina; Cachoeira do Campo X Serra do Siqueira; Bocaina X Rodrigo Silva; e Lavras Novas X Venda do Campo.
Ainda, o Grupo Tarifário 2 deixa de ser cobrado o valor de R$ 3,95 e passa a ser praticado o valor de R$ 5,55. O grupo inclui as linhas: Cachoeira do Campo X Glaura; Cachoeira do Campo X Rodrigo Silva; Cachoeira do Campo X Maracujá; Botafogo/Bocaina X Cachoeira do Campo; Botafogo/Bocaina X Ouro Preto.
Já para o Grupo Tarifário 3, o vale transporte deixa de ser R$ 4,70 e passa a ser cobrada a tarifa de R$ 6,60. As linhas são: Ouro Preto X Cachoeira do Campo; Cachoeira do Campo X São Bartolomeu; Ouro Preto X Rodrigo Silva; Venda do Campo X Ouro Preto.
O Grupo Tarifário 4, das linhas Ouro Preto X Lavras Novas e Ouro Preto X Amarantina, passam a pagar a tarifa de R$ 8,25, anteriormente a passagem custava R$ 5,90. Também, o Grupo Tarifário 5, linhas Ouro Preto X Maracujá/Ribeiro e Ouro Preto X Santa Rita de Ouro Preto, deixa de pagar a quantia de R$ 7,70 e passa a pagar R$ 10,75.
A tarifa mais alta que será praticada no município é a do Grupo Tarifário 6, das linhas Ouro Preto X Santo Antônio do Salto e Cachoeira do Campo X Miguel Burnier via Miguel Burnier que passa de R$ 10,00 para R$ 14,00.
Em 12 de março, a empresa de transporte coletivo de Ouro Preto, o Consórcio Rota Real, anunciou que iria interromper as linhas de ônibus que interligam a sede aos distritos. Na ocasião, a Rota Real justificou que os efeitos da pandemia e o aumento no preço do diesel causaram diversos prejuízos financeiros à empresa, tornando financeiramente insustentável a totalidade da operação contratada.
Naquele mesmo momento, a Prefeitura de Ouro Preto emitiu nota informando que em 2021 não houve reajuste da tarifa, devido à pandemia, e que estudava subsidiar o próximo reajuste. “Em relação ao reajuste anual, em audiência do processo judicial, a empresa e o Município iniciaram discussões e análises dos termos do aumento tarifário [...]. Este reajuste seria subsidiado pelo Executivo Municipal, em prol da população ouro-pretana [...]. No acordo, o Município subsidiaria o valor de R$ 1,5 milhão para a compensação referente ao reajuste não realizado no ano de 2021, assim como o subsídio de aproximadamente R$ 5 milhões por ano”, informou.
No entanto, durante a publicação do Decreto Nº 6.438 de 2022 a Prefeitura não informou nada referente ao subsídio, nem quando as novas tarifas passarão a valer. O Liberal entrou em contato com a assessoria de comunicação da PMOP, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
Nesta quarta-feira (23), às 17h30, a Câmara Municipal de Ouro Preto realizará a 4ª Audiência Pública de 2022. Requerida pelos vereadores Wanderley Kuruzu, Celsinho Maia e Luiz Gonzaga do Morro, a audiência debaterá a “Qualidade do Serviço de Transporte Coletivo prestado pela Empresa Rota Real”.
Fonte: O LIBERAL