Feira de Sábado volta ao funcionamento, seguindo medidas de segurança contra o COVID-19


03/08/2020 às 09h20

A Feira de Sábado retomou as atividades no último dia 01, sábado, após quatro meses em inatividade, por conta da pandemia de COVID-19. O retorno segue todas as diretrizes do protocolo sanitário e de segurança exigidas pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 Mariana/MG e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os feirantes comemoraram a volta de suas atividades, consideradas essenciais por se tratar de um setor de comércio de alimentos. A vendedora Valeriana da Silva elogiou a medida da administração pública. “A retomada é muito importante e essencial para a gente. Ter um espaço para vendermos nossos produtos é fundamental para não ter desperdício, já que eles são perecíveis”, reforçou.  

Para assegurar as medidas protetivas, a Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros de Mariana, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, preparou o local com metade das barracas funcionando. Isso garante que haja espaço para o distanciamento mínimo de 2 metros entre cada uma delas e entre todos os associados. Além disso, era obrigatória a aferição de temperatura e a higienização com álcool em gel de todos que entravam.

O prefeito Newton Godoy acompanhou o retorno da feira e enfatizou o cuidado com a segurança dos feirantes e consumidores. “Era o momento de voltar e tudo está sendo feito com muita cautela. Sabemos da importância dos cuidados, mas também que esses produtores e comerciantes têm a feira como espaço primordial para a venda de seus produtos”, afirmou.

A volta também agradou os consumidores, que compareceram usando máscaras e respeitando as regras de distanciamento. A marianense Rosimeire Fonseca expressou alegria ao ver a feira de volta. “Estou muito satisfeita. Está tudo muito organizado e seguro. Busco ter um risco mínimo, faço a encomenda com o feirante com antecedência e venho buscar aqui. É uma alternativa que funcionou muito bem”, disse.

A Feira de Sábado acontece no estacionamento do Centro de Convenções, das 7h às 13h, e conta com grande variedade de produtos, como hortifruti, quitutes, conservas e produtos tradicionais. As medidas de segurança permanecerão todos os sábados, para garantir a prevenção contra o novo coronavírus. 

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: