A Cedro Mineração produz atualmente cerca de sete milhões de toneladas anuais de minério de ferro e tem investido nas operações em Mariana e Nova Lima, em Minas Gerais, para atingir a meta de 25 milhões de toneladas até 2030. Neste cenário, a Cedro tem apostado em três linhas de atuação prioritárias: soluções tecnológicas de ponta, uma logística verde que reduz o impacto ambiental e um compromisso social que vai além do "cumprir tabela". Essa receita não só a diferencia no mercado, mas também ajuda a pavimentar o caminho para que o Brasil assuma a liderança em uma nova matriz mineral, mais limpa e segura.
A empresa investe no chamado "minério verde", também conhecido como pellet feed, uma matéria-prima com baixos níveis de impurezas capaz de reduzir em até 50% a emissão de CO₂. Além disso, a Cedro adota práticas inovadoras como a filtragem e empilhamento a seco, tecnologia que elimina completamente o risco de barragens de rejeito, e o reaproveitamento de 85% da água utilizada em seus processos. “Estamos olhando para o futuro. O pellet feed, por exemplo, tem maior teor de ferro e amplia a assertividade no processo siderúrgico e é fundamental para a transição energética da indústria global”, afirmou Lucas Kallas, fundador e Presidente do Conselho da Cedro Mineração.
Para o executivo da Cedro, o Brasil pode se reinventar no mercado global atendendo a demanda por esse tipo de minério mais sustentável que vem de países da Europa e do Oriente Médio. “O futuro da mineração - e dos negócios em geral - passa necessariamente por soluções estruturantes e integradas, e que também tragam benefícios para as pessoas e a sociedade. Nossa visão é de que crescimento e sustentabilidade não são opostos, mas são interdependentes. Precisamos ser agentes de mudanças positivas, transformando a maneira de fazer negócios nas indústrias em que atuamos” conclui Kallas.
Na área de logística, a Cedro construirá um ramal ferroviário próprio com cerca de 26 km de extensão, um investimento de R$ 1,5 bilhão que tem o potencial de retirar até cinco mil caminhões por dia das rodovias. Essa iniciativa não só reduz custos, a emissão de carbono e riscos operacionais, mas também beneficiará mineradoras na região da Serra Azul/MG, tornando o transporte mais seguro, eficiente e ambientalmente responsável. A construção e operação da ferrovia devem gerar cerca de quatro mil postos de trabalho diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento regional. No total, a ferrovia terá capacidade para realizar o transporte de 24 milhões de toneladas por ano de minério de ferro e carga geral, eliminando gargalos logísticos e ampliando a competitividade dos produtos brasileiros. Outra frente importante para os planos de crescimento da Cedro foi a concessão que a companhia recebeu para o terminal ITG02 no Porto de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com investimentos previstos de R$ 3,6 bilhões, o terminal é uma peça-chave para verticalizar a logística da Cedro e de várias pequenas e médias mineradoras.
Fonte : Revista Brasil Mineral