Comércios retomam as atividades nesta segunda-feira em Mariana


Aglomerações continuam nas portas dos bancos

01/06/2020 às 12h04

A fase de transição do plano de retomada da economia em Mariana durante a pandemia do coronavírus tem início nesta segunda-feira (1) com vários setores do comércio varejista retornando ao trabalho.

Nesta primeira fase, setores do comércio em geral de vários seguimentos já poderão funcionar. Hoje pela manhã a avenida Salvador Furtado foi interditada para o trânsito e estacionamento de veículos da praça Tancredo Neves até à rua Frei Durão. Segundo informações de um agente da GM, essa medida é para reduzir o fluxo de pessoas nessa área. Também teve inicio no Laboratório Municipal a coleta de material para início dos testes rápidos nos trabalhadores dos comércios, essa ação atenderá os contatos diretos de casos positivos e uma equipe da ACIAM.

 O município adquiriu 10 mil testes rápidos a um custo de R$1 milhão de reais, segundo o secretário de saúde Danilo Brito.

À princípio serão testados todos os funcionários das empresas que apresentaram o plano de retomada ao Comitê Gestor, amanhã (2) uma estrutura será montada na Arena Mariana e serão testados 120 colaboradores por dia, divididos em 4 grupos de 30 pessoas.

 O secretário afirmou que todo o processo será avaliado diariamente e poderá sofrer mudanças. Segundo Danilo o plano de retomada é comportamental, baseada em critério de risco sanitário,econômico e social. As fases serão especificadas por decretos.

 

Regras para o setor comercial

Lojas de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, tecidos, cama, mesa e banho, vestuário e calçados, livros, jornais, revistas e papelarias, perfumaria e cosméticos, utilidades, decoração, autopeças, materiais elétricos e de construção, floriculturas, etc), sob modalidade de serviços de entrega de mercadorias em domicílio (delivery) ou entrada controlada de clientes, considerando a proporção de 1 pessoa (funcionários e clientes) a cada 4m² da área do estabelecimento. Os proprietários deverão ser responsáveis por controlar a entrada de clientes, sendo necessário manter as portas semiabertas, com fitas e/ou objetos que impeçam a passagem. Em caso de filas, o proprietário também será responsável pela demarcação dos passeios, obedecendo a distância mínima de 1m entre casa pessoa.

Veja a cartilha clicando aqui http://mariana.mg.gov.br/uploads/prefeitura_mariana_2018/Cartilha%20Plano%20Estrategico_Mariana_compressed.pdf

Apesar da liberação das atividades, o número de pessoas infectadas pelo coronavírus segue aumentando em Mariana. São 341 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 01 está em investigação como suspeito, 90 descartados, 239 casos confirmados e 07 óbitos confirmados. Dos casos confirmados, 03 (três) estão internados, 73 estão recuperados e os demais estão em isolamento domiciliar, bem como seus familiares. Segundo Nota Técnica emitida pela Secretaria de Saúde em 31 de maio de 2020.

Foto: Roberto Verona/territoriopress

 


Voltar

Confira também: