Caravana Máquina de Brincar no Carnavalzim da Passagem


Atividade faz parte da programação do Carnavalzim da Passagem, que tem início com o Pré-Carnaval e a oficina de bonecões do Bloco Boqueirão

03/02/2024 às 10h02

 

Já tem tamborim afiado em Passagem de Mariana (distrito de Mariana/MG). Enquanto a festa não começa, a Caravana Máquina de Brincar entra no ritmo e deixa todo mundo no jeito para curtir a folia. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, a equipe do Eco das Artes, formada pelos arte-educadores Narly Simões e Euler Alves, traz a técnica da construção dos bonecões para 20 crianças da comunidade. As criações farão parte do Bloco do Boqueirão, tradicional da Passagem.

 

Esta ação da Caravana Máquina de Brincar é uma parceria com o Bloco do Boqueirão integrada a programação do Carnavalzim da Passagem, destinado a crianças de todas as idades no distrito de Passagem de Mariana. A oficina acontece no dia 03 de fevereiro, sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e no domingo, 04 de fevereiro, das 8h às 12h. Em seguida, o Bloco do Boqueirão sai em cortejo, apresentando os novos bonecões e toda a animação, chamando para que todos participem do Carnavalzim da Passagem, na semana seguinte.

 

O Eco das Artes, formado por Euler Alves e Narly Simões, busca soluções criativas na reutilização de resíduos, utilizando da arte e sustentabilidade como instrumentos de Educação Ambiental e Educação Patrimonial.

 

Euler Alves é músico, com formação pela Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte e, também, na Irlanda. É artista plástico autodidata, com mais de 20 anos de atuação, buscando refletir sobre o caos da degradação ambiental, sobre a utilização e descarte da matéria e sobre a transformação  daquilo que é pesado, onde a maioria das pessoas veem o lixo, em sensações  leves e despertando  reações sentimentais distintas.

 

Narly Simões acredita que na arte e no cuidado com a natureza estão as grandes possibilidades para se criar um mundo melhor. Ela é educadora social, tendo trabalhado por 12 anos no Programa Miguilim, da Prefeitura de Belo Horizonte, e comunicadora, com atuação em comunicação institucional, comunicação interna, eventos corporativos, Planejamento, desenvolvimento e execução de projetos de clima organizacional que priorizavam a conscientização sobre os afetos nas relações humanas no mundo corporativo e sustentabilidade.

Bloco do Boqueirão

O Bloco do Boqueirão nasceu há mais de vinte anos, a partir da vontade de moradores do distrito de Passagem de Mariana (Mariana/MG) de se divertirem no Carnaval. Desde sua criação, leva crianças e adultos para as ruas da Passagem durante a folia, e se apresenta, também, na sede de Mariana e em outras festas locais e nas cidades vizinhas.


Voltar

Confira também: