ARTICULISTAS


Pastoral
PAI OU DITADOR ?

Qual a diferença entre os dois? Muita, pouca ou nenhuma? O PAI DEMOCRÁTICO, geralmente é aquele que ouve, dialoga e é flexível; está sempre disposto a fazer o melhor para que se respire no lar uma atmosfera de paz, equilíbrio com a esposa, filhos, vizinhos e outros. O homem - coroa da criação - que se torna pai e marido, deve ser exemplo dentro do lar porque será ele o modelo principal de comportamento para a esposa e filhos e os demais que o cercam . Deve ser o primeiro a orar com os filhos em culto doméstico; deve ser também o primeiro que, antes de proibir e determinar um comportamento, dialogar, respeitando assim a personalidade dos filhos , da esposa ou de outras pessoas que estejam ao redor ou sob o mesmo teto.

O PAI DITADOR, ao contrário do outro, quer sempre que as coisas sejam do jeito que ele, de forma unilateral, julgar correto. Atropela tudo, aborrece todo mundo magoa e quer “ganhar no grito”, e sai esmagando tudo à sua frente e só muito depois ele percebe os erros que está cometendo e muitas vezes tarde demais. Costuma justificar suas atitudes em palavras lidas na Bíblia de forma equivocada ou ouvidas dos lábios do pastor ou líder espiritual. O pai e marido ditador, não tem por hábito consultar seus líderes espirituais antes de tomar atitudes agressivas, por medo de ser contrariado nos seu intento ditatorial e por isso está sempre em “pé de guerra” com a família.

Mas qual o pai e marido que está mais próximo do ideal? Tanto um quanto o outro devem orar e usar a palavra de Deus para que os oriente! O primeiro para que se mantenha nesse padrão e melhore cada vez mais; o segundo, para que Deus o oriente, corrija e ensine a ser pai amoroso e tolerante e marido segundo “o coração de Deus”; para que sua chegada ao lar e/ou estadia, seja motivo de alegria e não de tristeza ou desconforto, lembrando-se sempre que a paternidade e liderança do lar, são sacerdócios e ministérios dados por Deus ao homem, coroa da sua criação.

QUERIDO PAPAI, SEJA VOCÊ UM DESTES

PARABÉNS PELO SEU DIA !

Pr. Onofre José