Inundações no distrito de Monsenhor Horta: córrego transborda e desaloja famílias


Defesa Civil de Mariana mobiliza "Força-Tarefa" após chuvas intensas; alerta de mais precipitações no fim de semana"

20/01/2024 às 07h58

 

Na noite da última sexta-feira (19), o distrito de Monsenhor Horta foi palco de um evento climático severo, quando chuvas torrenciais causaram o transbordamento do córrego localizado na região da rua da ilha. Essa situação resultou em graves inundações, afetando a vida de diversas famílias da comunidade.

 

Segundo estimativas da Defesa Civil, cerca de 11 famílias sofreram o impacto direto dessa enchente, com muitas perdendo todos os seus pertences devido à invasão das águas em suas residências. No rescaldo imediato, essas famílias desabrigadas buscaram refúgio nas casas de parentes e amigos, ainda dentro do distrito.

 

 

Em uma resposta rápida à emergência, representantes da prefeitura de Mariana estiveram no local, fornecendo suporte inicial às vítimas. Desde as primeiras horas da manhã de sábado, um esforço concentrado coordenado pelo Comitê Gestor de Risco está em andamento, focado na limpeza e recuperação das casas e vias afetadas.

 

Além disso, a Defesa Civil de Mariana emitiu um alerta sobre a alta probabilidade de mais chuvas ao longo do fim de semana. A população próxima a áreas de risco, especialmente aquelas suscetíveis a deslizamentos e enchentes, é aconselhada a monitorar atentamente o nível dos rios e córregos e qualquer sinal de movimentação do solo.

 

Um aviso especial foi emitido para motoristas que trafegam por estradas vicinais e rodovias da região: é crucial ter cuidado com o risco de aquaplanagens e a presença de obstáculos na pista. Em casos de emergência, a Defesa Civil enfatiza a importância de contatar o serviço pelo número 199.

 

Este relatório foi fornecido por Welbert Stopa, Chefe do Departamento de Defesa Civil da Prefeitura de Mariana, que continua monitorando de perto a situação e coordenando as medidas de resposta.


Voltar

Confira também: