Centenas de pessoas acompanham cortejo do Natal de Ouro Preto; último será nesta sexta (22)


19/12/2023 às 14h32

O cortejo do Natal de Ouro Preto trouxe famílias inteiras para as ruas da cidade histórica e visitantes de várias partes do país. O último cortejo será no dia 22 de dezembro, sexta-feira, com a participação da Patrulha Canina (Chase, Skye e Marshall), artistas com perna de pau, elfos e da turma da Frozen (Anna, Elsa e Olaf), com a Banda de Ouro.

 

A concentração será às 19h no Largo do Cinema, seguindo pela Rua Direita, Praça Tiradentes e finalizando na Casa da Ópera com a projeção mapeada na fachada do teatro. Em seguida terá o musical “O baile do menino Deus”. Livremente inspirado na obra de Ronaldo Correia e Assis Lima, o espetáculo se trata de uma versão barroca do clássico nascimento de um Rei. Dois palhaços acompanhados por uma charanga, peregrinam pelas ladeiras de Ouro Preto, em busca da casa que irá protagonizar a festa de nascimento do menino Jesus. Um lindo musical que se apresenta em formato de festejo popular para celebrar a chegada do natal.

 

 

 

 

Segundo o coordenador geral do evento, Gilson Fernandes Antunes Martins, o Natal de Ouro Preto – Luz e História - tem demonstrado que a cidade também tem potencial para receber visitantes nas semanas que antecedem o Natal. “Temos observado que, além das famílias da comunidade, que estão aproveitando muito a programação, há muitos visitantes que reservam tempo na estadia para conhecer as tradições do Natal ouro-pretano, para acompanhar os cortejos e levar para casa recordações como a foto com o Papai e a Mamãe Noel”, comemora.

 

Entre os destaques da programação, a Casa da Ópera, que foi reaberta ao público no último dia 15, vai receber o espetáculo “Baile do Menino Deus”, em duas sessões nesta sexta-feira, 22, às 19 e às 21 horas, com intérprete de libras.  E para fechar a programação cultural, o evento terá às 10 horas do dia 24 um cortejo animado pela Sociedade Musical Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz), que foi fundada em 1932 e vai percorrer muitas ruas da cidade.

Para quem ainda não conseguiu conferir a maior árvore de Natal das cidades históricas mineiras, a iluminação será mantida até o dia 6 de janeiro, quando se celebra o Dia de Reis. O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural. O projeto integra o Natal da Mineiridade, que celebra Minas Gerais e suas tradições das mais variadas formas. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO NATAL DE OURO PRETO:

CORTEJO NATALINO 

Data: 22 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Concentração no Largo do Cinema, passando pela Praça Tiradentes até Casa da Ópera
Participação dos personagens da Patrulha Canina (Chase, Skye e Marshall), elfos e da turma da Frozen (Anna, Elsa e Olaf), com a Banda de Ouro.

FEIRA DE NATAL

Data: 22 de dezembro (sexta)
Horário: 16 às 21 horas
Local: Prédio do Antigo Fórum – Praça Reinaldo Alves de Brito, 13 – Centro histórico

PROJEÇÃO MAPEADA “TEATRO MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS”

Data: 22 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Fachada do Teatro Municipal Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico

NATAL DA BAUXITA

Data: 22 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Praça Vereador Jorge Pedrosa
Atração: Radiant Jazz Band

ESPETÁCULO BAILE DO MENINO DEUS
Haverá intérprete de libras

Data: 22 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19 e 21 horas (duas sessões)
Local: Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico
Atração: Casa Laboratório

FEIRA DE NATAL

Data: 23 de dezembro (sábado)
Horário: 10 às 21 horas
Local: Prédio do Antigo Fórum – Praça Reinaldo Alves de Brito, 13 – Centro histórico
Apresentação do músico Tiago Couto

PROJEÇÃO MAPEADA “FRANCISCO DE ASSIS – 800 ANOS DE PRESÉPIO”

Data: 23 de dezembro (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Fachada da Igreja de São Francisco de Assis – Largo de Coimbra

GRUPO GAMBIARRA – Espetáculo “o procaz”
Haverá intérprete de libras

Data: 23 de dezembro (sábado)
Horário: 16 horas
Local: Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Centro histórico

CORTEJO NATALINO

Data: 24 de dezembro (domingo)
Horário: 10 horas
Apresentação da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz), saindo de sua sede situada na Rua Rezende, 108; passando pelas ruas Desidério de Matos, Padre Faria, Santa Efigênia, da Conceição, Bernardo Vasconcellos, Claudio Manoel, Praça Tiradentes, Conde Bobadela e São José, até o Largo da Alegria e depois retornado até a Praça Reinaldo Alves de Brito.

CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.


Voltar

Confira também: