Edição comemorativa dos 30 anos do Iron Biker Brasil tem percurso marcante pelos distritos de Mariana


Ao todo, 9 comunidades rurais fizeram parte do trajeto da maior prova de mountain bike da América Latina. Uma delas, o novo Bento Rodrigues

29/09/2023 às 10h17

 

Com cenários de belezas naturais, compostos por trilhas desafiadoras, altimetrias, subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos competidores, a 30ª edição do Iron Biker Brasil, contou com um trajeto desafiador de 160 km nos dois dias de maratona. Ao todo, 9 distritos de Mariana fizeram parte desse percurso recheado de emoções e adrenalina. Essa jornada não apenas testou as habilidades dos competidores, mas também fortaleceu os laços entre o evento esportivo e as comunidades locais. Durante a prova, os atletas pedalaram pelos distritos de Mainart, Vargem, Pombal, Magalhães, Barro Branco, Camargos, Monsenhor Horta, Bandeirantes e a nova comunidade de Bento Rodrigues.

 

A passagem por essas regiões proporcionou aos competidores, além de paisagens deslumbrantes, a oportunidade de interagir com os moradores marianenses. Esse contato humano acrescentou uma dimensão especial ao evento esportivo, conectando os atletas com as comunidades que fazem parte do município de Mariana. O percurso também permitiu que os ciclistas testemunhassem, pelo segundo ano consecutivo, o trabalho de reconstrução realizado, ao longo dos últimos anos, na nova comunidade de Bento Rodrigues. Agora, já com suas obras de infraestrutura finalizadas, com bens coletivos prontos, e com uma retomada econômica, visto que a área voltou a ter populares vivendo na região.

 

Atualmente, 36 imóveis estão sendo ocupados pelos novos moradores em Bento Rodrigues, incluindo a Escola. As famílias estão se mudando para o novo distrito, que está em processo de habitação pelos atuais e futuros moradores. Até o dia 01 de setembro, 164 imóveis estavam com obras finalizadas, sendo desses 7 bens de uso coletivo. Além de terem visto o desenvolvimento da nova comunidade, os atletas também puderam ver, de perto, os dois marcos simbólicos da Estrada Real, criado pelo Instituto Estrada Real e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a Fundação Renova, no novo distrito de Bento Rodrigues.

 

“Quando nossos ciclistas pedalam por essas regiões, eles não apenas enfrentam desafios físicos, mas também têm a oportunidade de interagir com as pessoas que vivem em cada comunidade rural que passamos. É, na verdade, uma troca cultural, o que acontece nesses dois dias de prova”, finalizou um dos organizadores da competição, Lucas Fonda. Em seguida, Fonda reforçou o compromisso da prova para com o município. “A inclusão dessas comunidades no nosso trajeto é uma maneira de celebrar a diversidade de Mariana e mostrar nosso compromisso com o desenvolvimento local”, concluiu.

 

Iron Biker Brasil 2024 já começou

As inscrições para o Iron Biker Brasil 2024 já estão abertas mas, por enquanto, somente para os inscritos de 2023. A competição será realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro do ano que vem, em Mariana, Minas Gerais, quando o evento comemorará 31 anos de existência. Para mais informações, acesse o site www.ironbiker.com.br.

 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: