Contagem regressiva: Sistema Novel encerra inscrições em 10 dias para reivindicações das vítimas do desastre de Mariana

Foto: Antônio Cruz Agência Brasil

19/09/2023 às 22h19

 

O prazo para solicitações no sistema de indenizações Novel, criado para ajudar as vítimas do desastre da barragem em Mariana (MG), terminará em 10 dias, segundo decisão do juiz Vinicius Cobucci, do TRF-6. O sistema tem sido motivo de várias críticas desde sua criação em 2020, com o Ministério Público Federal e grupos representativos das vítimas apontando falhas e dificuldades de operação.

 

Mesmo com os problemas, o Novel foi responsável por grande parte das compensações pagas até agora, beneficiando principalmente as pessoas das cidades mais atingidas como Mariana, Barra Longa e Governador Valadares. O sistema, criticado por ter sinais de desgaste e nulidades, permitiu que as indenizações variem de 71 mil a 567,5 mil reais, com um valor médio de 104 mil reais por pessoa.

 

No entanto, o procurador Carlos Bruno Ferreira da Silva destacou que, apesar das falhas, o sistema é atualmente a única maneira de assegurar alguma compensação financeira às vítimas, principalmente em um momento de grande injustiça, quase oito anos após o trágico evento. O desastre em questão ocorreu em 2015, quando a ruptura da barragem da Samarco liberou uma enxurrada de resíduos que atingiu o Rio Doce e arredores, resultando em grandes danos socioambientais e socioeconômicos, além de 19 mortes.

 

A Fundação Renova também implementou uma plataforma online para facilitar os pedidos de indenização, acelerando o processo de pagamento para os atingidos. Desde a sua criação, o Novel foi responsável por mais de 70% do total de indenizações pagas, totalizando mais de 10 bilhões de reais distribuídos para aproximadamente 95,7 mil pessoas até julho deste ano.


Voltar

Confira também: