Novo Museu de Mariana: um convite à história e cultura

Foto: TerritórioPress/RobertoVerona

13/09/2023 às 14h10

A cidade de Mariana, rica em história e tradição, está prestes a ganhar um novo espaço que promete ser um marco cultural e turístico. A inauguração do aguardado Museu de Mariana está marcada para acontecer entre os dias 27 e 28 de setembro de 2023, segundo anúncio feito pelo prefeito Celso Cota e pelo vice-prefeito Cristiano Vilas Boas. A dupla esteve reunida nesta semana para definir os últimos detalhes do evento, que tem a intenção de brindar a população com uma celebração à altura da importância da iniciativa.

 

Essa semana, o prefeito de Mariana, Celso Cota, e o vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, se reuniram para alinhar os detalhes finais referentes a inauguração do Museu de Mariana!

 

A Origem: Fusão de Projetos

O Museu de Mariana surge como uma feliz confluência entre duas iniciativas: o Museu do Imaginário e o Museu da Cidade de Mariana. Desenvolvido como um museu de cidade, o espaço propõe uma apreciação profunda da cidade como um artefato patrimonial e fenômeno dinâmico, que traduz e revela aspectos sociais, históricos e culturais intimamente ligados ao território e à sociedade. A iniciativa oferece aos visitantes uma oportunidade única de imersão na rica tapeçaria cultural de Mariana, com roteiros que incluem uma visita à venerável Igreja de São Francisco de Assis.

Casa do Conde de Assumar: Um Retorno às Raízes

Localizado na histórica Casa do Conde de Assumar, parte integrante do conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo IPHAN através do Processo 62 de 1938, o museu promete ser uma ponte entre o passado e o presente. Este edifício, com suas raízes que remontam a 1715, foi originalmente a moradia de Dom Pedro de Almeida e Portugal, o último governador da Capitania de São Paulo e das Minas do Ouro, e posteriormente, de Dom Frei Manoel da Cruz, o primeiro bispo de Mariana. Agora, a casa prepara-se para abrir suas portas uma vez mais, convidando os visitantes a uma jornada através da história.

Um Projeto Cultura Sustentável

Este grandioso projeto foi viabilizado com o auxílio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com a parceria estratégica entre a Prefeitura de Mariana e a Arquidiocese de Mariana. Com o patrocínio do BNDES e o apoio da Vale, o projeto não só promete restaurar e preservar o patrimônio histórico da Casa do Conde de Assumar e da Igreja de São Francisco de Assis, mas também estabelecer um modelo de gestão cultural e manutenção sustentável para o museu, garantindo sua preservação para as futuras gerações.

A cidade de Mariana, assim, espera de braços abertos a todos que desejam fazer parte deste momento histórico, onde tradição e modernidade se encontram para celebrar a riqueza e a diversidade cultural que a cidade tem a oferecer.


Voltar

Confira também: