Samarco realiza doação de 200 toneladas de material reciclável em demonstração de compromisso ambiental e social


05/09/2023 às 09h58

 

Em um gesto notável de comprometimento ambiental e responsabilidade social, a Samarco, empresa líder na indústria de mineração, fez a doação de aproximadamente 200 toneladas de material reciclável nos últimos meses.

 

Essa generosa contribuição inclui itens como papel, papelão, plástico, vidro, latinhas de alumínio e óleo vegetal. A Samarco, reconhecida por suas práticas sustentáveis, colaborou com a Associação de Catadores Padre Faria de Ouro Preto, uma organização local que desempenha um papel fundamental na coleta e reciclagem de resíduos.

 

A doação foi distribuída ao longo de dois momentos, com 130 toneladas entregues em 2022 e mais 70 toneladas doadas até julho deste ano. Essa parceria estratégica entre a Samarco e a Associação de Catadores tem um impacto significativo na gestão responsável de resíduos e na preservação do meio ambiente. A Samarco realiza a triagem dos materiais na Central de Materiais Descartáveis, por meio de uma empresa contratada, antes de entregá-los à associação, que, por sua vez, realiza a venda dos recicláveis.

 

Renata Cecília Quites, analista de Infraestrutura da Samarco, destacou a importância dessa iniciativa: "A doação de materiais recicláveis faz parte do nosso processo de gestão de resíduos. São vários benefícios percebidos, como a redução da destinação em aterros, a conservação de recursos naturais e a conscientização ambiental. Além disso, essa ação gera renda para os integrantes da associação e empregos para a comunidade, tudo alinhado aos nossos valores culturais de parceria, confiança, humildade, integração, sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental.

 

" É importante destacar que essa iniciativa está em total conformidade com as legislações ambientais vigentes. Além das doações de materiais recicláveis, a Samarco também promove uma série de atividades de conscientização na comunidade por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), incluindo campanhas, oficinas e blitz ambientais. Tais ações são coordenadas pela Gerência de Meio Ambiente da empresa e demonstram o compromisso contínuo da Samarco com a responsabilidade ambiental e social. A doação de 200 toneladas de material reciclável é um exemplo inspirador de como empresas podem desempenhar um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e no apoio às comunidades locais.

 

A Samarco continua a ser um modelo de excelência nessa área, demonstrando como o setor empresarial pode contribuir positivamente para um futuro mais verde e consciente.


Voltar

Confira também: