Ouro Preto terá moeda digital para uso exclusivo na cidade a partir de julho


Cada unidade de moeda valerá R$ 1 real e estará disponível em aplicativo de celular ou cartão magnético

21/05/2023 às 16h30

A cidade de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, terá uma moeda digital exclusiva para compras no comércio local a partir do segundo semestre deste ano. O projeto tem a intenção de fortalecer a economia do município. "Essa moeda só poderá ser gasta em Ouro Preto", destacou Felipe Guerra, secretário de Governo em Ouro Preto, durante lançamento da modalidade.

Com a medida, servidores poderão ter até 30% do salário adiantado para realizar compras na cidade. Isso sem qualquer taxa ou descontos no vencimento. "No momento que ele quiser, ele poderá fazer esse pedido", garantiu Guerra. Vale lembrar que a moeda estará disponível para qualquer pessoa, no entanto, com gastos restritos no município.  

Por meio de um levantamento em cartões alimentação de servidores, Guerra explicou que a prefeitura descobriu que apenas 17% do valor é gasto no município, justificando que a moeda é importante para a circulação do dinheiro na cidade. 

"A gente consegue que o próprio dinheiro da prefeitura fique na cidade, que o comércio possa se fortalecer e enfrentar a internet. Então, a gente vai conseguir reter esse dinheiro aqui para melhoria da cidade e geração de empregos", acrescenta.

A moeda digital estará disponível em cartão magnético ou aplicativo de celular, sendo que cada unidade da moeda vale R$ 1. O comércio deverá realizar credenciamento, a partir de junho, para ter acesso à modalidade. A previsão é de que em julho a forma de pagamento já esteja liberada.

Por meio do aplicativo, a população poderá consultar extrato do cartão, redes que aceite  a moeda, efetuar bloqueio do cartão (furto, extravio, deterioração ou roubo) e pedir a segunda via.  O nome da moeda será escolhido pela própria população por meio de uma votação realizada na internet. 

Informações da Itatiaia.com.br


Voltar

Confira também: