Festa do Vinho de Catas Altas terá Diogo Nogueira e Zeca Baleiro: confira a programação completa


O evento acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio

02/05/2023 às 19h09

A Prefeitura de Catas Altas já divulgou a data da Festa do Vinho na cidade: 19 a 21 de maio. Duas atrações confirmada: Diogo Nogueira e Zeca Baleiro .  O evento tem uma novidade. Segundo a Prefeitura, o evento será na área de eventos da cidade. A mudança seria uma forma de ofertar mais conforto aos que prestigiam o evento.

A Festa do Vinho é a identidade cultural da cidade de Catas Altas

A identidade cultural de um povo consolida-se pelas suas manifestações populares, festejos e saberes. Catas Altas, cidade histórica mineira, preserva seus casarios, ruínas, arquiteturas seculares e várias tradições que fazem parte da história e de sua cultura. A produção do vinho de jabuticaba no município é um destes saberes e remonta ao século XIX.

Em torno de 1868, Monsenhor Manuel Pereira Mendes de Vasconcelos buscava a diversificação econômica e consequente autossutentabilidade local em substituição às atividades mineradoras, que haviam se exaurido e deixado a então Freguesia de Catas Altas entregue à ruína. Vislumbrando na bebida uma nova opção de subsistência, Monsenhor Mendes ensinou à comunidade o cultivo da uva e a produção artesanal do vinho, cuja qualidade é comparada ao Vinho do Porto e Xerez.

Técnicas semelhantes à produção do vinho de uva foram desenvolvidas para o uso da jabuticaba, produto abundante na região. Séculos depois, nasce a primeira Festa do Vinho de Catas Altas, que desde 2001, vem se consolidando como evento preservador de saberes deste importante patrimônio imaterial e cujo resguardo de conhecimentos passa de geração a geração, congregando as famílias nativas e as de forasteiros.

 


Voltar

Confira também: