Prefeitura de Mariana redobra a atenção no combate à dengue, e alerta sobre os cuidados


03/03/2023 às 11h03

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, alerta sobre os cuidados necessários no combate à dengue. Rotineiramente a Vigilância em Saúde executa diversas ações para a prevenção da doença e proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Agora, em março, as ações se intensificaram! A atenção redobrada no combate à doença se deve ao aumento de casos no município e devido a circulação de pessoas na cidade de Ponte Nova, que nesta última semana decretou situação de emergência em saúde após surto de dengue. 

A Secretaria de Saúde alerta que a doença pode matar e a luta contra os focos do mosquito depende das ações de todos. Por isso, fique atento às seguintes atitudes:

  • Não deixe água parada;
  • Tampe caixa a d'água e cisternas;
  • Descarte pneus, garrafas e latas nos locais corretos;
  • Coloque areia nos vasos de planta.

A Gerente de Programas da Vigilância em Saúde, Ana Paula Camelo, informa que além dos cuidados individuais no dia a dia, é de extrema importância permitir a visita domiciliar dos Agentes de Endemias. “Lembrando que cerca de 80% dos focos estão nas residências, por isso é importante receber o agente, pois são profissionais capacitados e treinados para identificação desses focos", afirma.

LIMPEZA NA CIDADE

De acordo com a zoonoses, foram retirados 58 caminhões de inservíveis (materiais que acumulam água) em toda a cidade de Mariana, alguns bairros que já receberam a limpeza foram: Rosário, Morada do Sol, Barro Preto, Santa Clara, Santa Rita, Santo Antônio, São Gonçalo, São Sebastião, Galego, Cartuxa, Chácara ,Vale Verde, Cabanas, Vila do Carmo, São Pedro, Centro, Santana, Matadouro, Bandeirantes, Cruzeiro do Sul, Vila Maquiné, São Cristóvão, Estrela do Sul, Jardim dos Inconfidentes, Condomínio Del Rey, Fonte da Saudade Santo Antônio, São Cristóvão, Estrela do Sul e Vila Maquine. Os mutirões de limpeza são realizados regularmente para evitar o acúmulo de água parada e assim reduzir os riscos de proliferação da doença. 

MONITORAMENTO CONTÍNUO

A equipe de Epidemiologia realiza o monitoramento de toda a cidade de acordo com um mapeamento dos casos. A partir das notificações, os agentes mapeiam as regiões com maiores incidências de casos de dengue e a partir disso realizam as ações necessárias, seja através do combate à larva do Aedes aegypti ou diretamente ao mosquito.

Além disso, assim que notificado um novo caso, os agentes realizam o bloqueio da aérea com o uso de larvicida e adulticida para a eliminação do mosquito adulto, em um raio aproximado de 360m² na área identificada. Para mais informações sobre os casos de dengue, encontre em contato pelo número: (31) 3558-2319.


Voltar

Confira também: