Mauro João o guardião do meio ambiente


30/01/2023 às 15h04

Já são quase 10 anos realizando ações de sustentabilidade de forma voluntária, pioneiro no trato com a natureza na região de Mariana, Mauro João da Silva, retorna com seu projeto de arborizar com espécies frutíferas e ornamentais em toda extensão da pista de caminhada.

Esse defensor da natureza quase desistiu da sua empreitada devido ao vandalismo nas mudas plantadas. “Eu mesmo cultivo as mudas no quintal de minha casa na Cartuxa e trago para o plantio definitivo. Não tenho ajuda do poder público em nenhum sentido, nem para fiscalizar a ação de vândalos”. Para ele, a pior coisa é quando chega na pista e vê algumas árvores vandalizadas, “certa vez colocaram fogo num pé de figo e limão galego que já estavam no ponto de produzir frutos. Sempre terá essa gente ruim para destruir a natureza”, afirma Mauro.

A pista de caminhada de Mariana, “Alameda dos Inconfidentes” como foi concebida em 2014 durante o governo Celso Cota, conta com 1800 metros de extensão e começa na avenida Nossa Senhora do Carmo seguindo até o distrito de Passagem de Mariana. Alguns trechos levam os nomes de importantes figuras de Mariana como Ely Roberto, Jaime Estevão Gonçalves (Galo Véio), Marcos José Peixoto e Rodrigo Soares. O espaço conta ainda com um lago artificial, dois mirantes (um interditado), academia ao ar livre, área de convivência e pista pavimentada ideal para caminhada.

Mauro plantou sozinho aproximadamente mais 600 mudas de espécies frutíferas e ornamentais. Para esse ilustre defensor da natureza, a rotina consiste em plantar e admirar permanentemente o resultado.

 

 

 

 


Voltar

Confira também: