BR-356 terá mudança de tráfego em Nova Lima por drenagem de barragem da Vale

BR-356 terá mudança de tráfego em Nova Lima por drenagem de barragem da Vale — Foto: Vale/Divulgação

12/01/2023 às 08h46

A partir deste domingo (15), os motoristas que precisarem passar pela BR-356, em Nova Lima, região metropolitana, vão precisar usar uma rota alternativa. A via de desvio entre os km 38 e 41, da ponte da Lagoa das Codornas até o trevo da Polícia Militar Rodoviária, foi construída pela Vale para manter a segurança dos passageiros durante o processo de eliminação da barragem Vargem Grande, na mina Abóboras, também na cidade de Nova Lima. A previsão é que essa se torne a via ativa da BR-356 por 5 anos, isto é, até pelo menos 2027. 

A mudança de tráfego é necessária porque o trecho original pode ser impactado pela drenagem da barragem, que consiste na desativação do rejeito e plantio de vegetação na região. De acordo com a Vale, a ação faz parte do compromisso assumido pela empresa com a sociedade de eliminar as barragens que utilizam o mesmo método que o rompimento de Brumadinho, além de ser obrigação legal. 

“As obras são complexas e trazem riscos e, por isso, as soluções são customizadas para cada estrutura e estão sendo realizadas de forma cautelosa, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas, a redução dos riscos e os cuidados com o meio ambiente”, diz a nota.

O tráfego irá voltar para a via original assim que finalizadas as obras de drenagem da barragem, previstas para terminar em 2027. A Vale informou que a mudança foi autorizada pelos órgãos públicos competentes.


Voltar

Confira também: