COMUNICADO PREFEITURA DE MARIANA- MENINGITE


04/01/2023 às 16h26

COMUNICADO MENINGITE 

Em razão dos dois casos de meningite meningocócica identificados na cidade de Mariana nos últimos dois meses, estão sendo realizadas através da Vigilância Epidemiológica ações contínuas de prevenção e controle, como a intensificação vacinal e a profilaxia medicamentosa de acordo com a conduta médica nos casos notificados.

SOBRE A DOENÇA

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que causa inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra através de secreções respiratórias (salivas, espirro, tosse).

SINTOMAS

Os sintomas e sinais mais frequentes são: febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca, dor de cabeça, dor nas articulações, aversão à luz, podendo ocorrer o aparecimento de pequenas manchas cor violeta na pele.

VACINAÇÃO

A vacina Meningocócica conjugada C está sendo ofertada com ampliação dos grupos desde o mês de Outubro de 2022 para os seguintes públicos:

  • População de 16 a 30 anos não vacinada;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Trabalhadores da Educação do ensino superior e técnico;
  • Estudantes Universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas).

A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes (em média, mais de 95% dos vacinados ficam protegidos).

A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica segue em constante monitoramento. Para dúvidas e maiores informações entre em contato com a referência técnica, através do número: (31) 3557-1318.

--

Voltar

Confira também: