Abertura do 12º Encontro Internacional de Palhaços foi um sucesso


14/10/2022 às 12h24

Foi um sucesso a abertura do 12º Encontro Internacional de Palhaços na noite desta quinta-feira 13 na Praça dos Ferroviários na cidade de Mariana.  A abertura contou com a apresentação do trapalhão Dedé Santana e o palhaço Bananinha. Uma verdadeira multidão entre crianças e adultos lotaram o espaço da Praça dos Ferroviários.

Em 2022 a homenageada é a palhaça Jojoba que iniciou sua carreira com o Grupo Stronzo junto aos fundadores do Circovolante, Xisto Siman e João Pinheiro, em 1992. Em 2000, ela fundou o Clube Osquindô e a Cia. Lunática junto com Toninho Caiero, se dedicando às artes para a infância, à música e à palhaçaria.

Nestes quatro dias apresentam artistas argentinos como Sara Peper, Palhaço Tomate e Laguz; a colombiana Família Barmu e brasileiras de várias localidades como a Turma do Biribinha (AL), Irmãs Cola, Cia Suno, MB Circo, de São Paulo, Duo Morales, Teattro de Anônimo, do Rio de Janeiro, e, claro, várias trupes de Minas Gerais. Dedé Santana, homenageado da terceira edição, abriu o 12° Encontro Internacional de Palhaços.

O Circovolante - Encontro Internacional de Palhaços acontece desde 2008. Sua edição é anual e tem como picadeiro principal a cidade de Mariana – MG. Objetiva promover as artes circenses bem como a troca de experiências entre artistas tradicionais e contemporâneos. Através de espetáculos, shows, exposições, palestras e debates, o encontro proporciona uma grande interação entre artista e público, laço que tem se tornado cada vez mais forte, fazendo com que as praças, ruas e teatros da cidade fiquem cheias de narizes coloridos.

O Encontro se posiciona hoje entre os mais importantes eventos do gênero no Brasil, por reconhecer e valorizar a atividade circense e promover sua diversidade de linguagem. 

O Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante, Circo Paratodos e Ponto de Cultura Circovolante – Casa do Palhaço. Tem apoio da Prefeitura de Mariana, Fundação Renova e Cedro Mineração e parceria da Sociedade do Riso, MarianaTur e Passagem – Distrito Criativo.  

 

 

 


Voltar

Confira também: