Como parte das reflexões necessárias para o dia Mundial da água, a Prefeitura de Mariana por meio da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Espinhaço, promoverá nos dias 21 e 22 de março, o Seminário Água: Centralidade para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no auditório Francisco Iglesias, localizado no prédio do ICHS em Mariana, das 8h às 17h.
A escolha de Mariana como cidade sede para a primeira edição do evento se deu devido ao importante momento em que o município vive, em relação à causa ambiental. O rompimento da barragem de Fundão, em 2015, transformou a realidade do município e instalou a reflexão sobre o modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade. Assim, como forma de desenvolver diálogos sobre o uso equilibrado e sustentável da água, o Seminário abrigará palestras e debates sobre o tema.
Especialistas, gestores, empresas, pesquisadores, órgãos e cidadãos se reúnem para trocar experiências, em busca de melhorias da qualidade da água, sua disponibilidade, assim como seu reuso e tratamento. Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Carneiro, o Seminário é de suma importância para a cidade, onde as palestras irão reforçar para os cidadãos o cuidado com a manutenção das bacias e a necessidade de economizar este recurso. “ O evento irá trazer muitos conhecimentos para todos nós participantes. Será um local de trocas de experiências e muito aprendizado", disse.
Além disso, durante a convenção, acontecerá a assinatura do protocolo de convênio entre a Prefeitura Municipal de Mariana e o Instituto Espinhaço para apresentar o "Programa Produtor de Água" aos marianenses. "É por meio deste programa que será feita a revitalização da bacia hidrográfica do Município de Mariana”, reforçou o secretário.
As inscrições para o Seminário Água: Centralidade para o Desenvolvimento Sustentável são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.institutoespinhaco.org.br ou pelo telefone (31) 3868-2362. Participe!