Precariedade no fornecimento de energia elétrica em Cláudio Manuel é tema de reunião com a CEMIG

O vereador Freitas destacou o papel do legislativo em representar a comunidade

21/01/2019 às 12h25

A energia elétrica, hoje, é considerada produto vital para a população. Aqueles que sofrem com o serviço prestado de forma precária reclamam. É o caso dos moradores do distrito marianense de Cláudio Manoel, que queixam das quedas constantes do sistema elétrico. Pensando na comunidade e em resolver a situação, os vereadores Juliano Vasconcelos Gonçalves (PPS) e Antônio Marcos Ramos de Freitas (PHS) solicitaram uma reunião na localidade, que aconteceu nesta quinta-feira, 17, no próprio distrito. Participaram, além dos parlamentares, cerca de trinta moradores e um representante da Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig.

A comerciante Carolina Silva Mendes, moradora do distrito, fez questão de comparecer e ressaltou que, em meses como o de janeiro, quando acontece a tradicional festa do padroeiro São Sebastião, a situação fica ainda mais crítica. “As quedas de energia acontecem frequentemente, isso significa prejuízo financeiro para nós e todas as famílias”, afirma.

O vereador Juliano Vasconcelos Gonçalves sugeriu a atualização do padrão de monofásico para o trifásico. “Estamos cumprindo nosso papel como legisladores de cobrar uma solução. As pessoas precisam do produto para sobreviver e estamos certos que a Cemig cumprirá seu papel de atualizar a rede”, garante Juliano.

Entre as cobranças estava, também, a da poda de árvores que atingem a fiação e prejudicam a manutenção preventiva. Antônio Marcos Ramos de Freitas apontou a importância do diálogo intermediado pelo poder legislativo. “Assim como trabalhamos para este debate, vamos continuar acompanhando a rotina da comunidade, que não pode ser prejudicada pela falta de um produto que ela paga para receber com qualidade”, pondera o vereador.

Padre Alex Martins, pároco na comunidade, relatou os transtornos vivenciados pelos munícipes. “Estamos celebrando a novena de São Sebastião e, ontem, celebramos a missa sem luz, sem microfone. Com a igreja cheia, é difícil falar sem o uso do amplificador da voz, a população não consegue captar a mensagem que estamos dizendo. Mas, a preocupação é, sobretudo, com os moradores, que têm refrigerador em casa, carne no congelador; e com os comerciantes e os que têm tanque de leite em suas propriedades. Eles passam por toda essa dificuldade”, declarou o pároco.

O gerente de relacionamento da Cemig, Ricardo Luiz Gouveia Sampaio, afirmou que, nos últimos dias, os técnicos da companhia fizeram uma verificação de toda a rede para identificar os problemas. “Faremos imediatamente a poda de uma árvore que está próxima à rede e, em breve, a atualização dos equipamentos, assim a queda de energia tende a acabar”, declarou o técnico da Cemig.

Os vereadores se comprometeram com a população que, caso os problemas não cessem, uma nova reunião será agendada.

CANAIS PARA SOLICITAÇÃO DE REPAROS 

Para solicitar reparos na rede elétrica, basta entrar em contato pelo telefone 0800 283 1020. Também é possível utilizar aplicativos gratuitos disponibilizados pela Cemig e pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI). São eles: “Cemig Atende” (disponível em www.cemig.com.br/pt-br/Aplicativo-Cemig-Atende) e “Ouvir Você” (disponível no site www.iluminacaopublica.net.br). Com o app instalado, basta se posicionar ao lado do poste com problemas e clicar no botão "Gravar Posição" e "Enviar", sem necessidade de preencher formulário. 

 


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