Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite acontece em Mariana


02/08/2018 às 11h10

Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite acontece em Mariana

Prevenção de doenças e cuidado com toda a população. Com estes objetivos acontece entre os dias 06 e 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite, além da Campanha Estadual de Atualização da Caderneta de Vacinação. O “Dia D” está marcado para o dia 18 de agosto (sábado), de 8h às 16h. A ação é voltada para crianças de um ano até as menores de cinco anos incompletos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias, independente da situação vacinal. A meta é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária (2.945 crianças).

A imunização é feita a partir do recebimento da dose tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Não será realizada uma campanha contra sarampo voltada para adultos. Para esse grupo será realizado a atualização do calendário de imunização de acordo com o histórico de vacinação. A dose deve ser aplicada em 2 etapas para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. População em geral entre 30 e 49 anos deve tomar apenas uma aplicação. As imunizações registradas no cartão de vacinação com as vacinas tríplice ou tetraviral são consideradas mesmo que vacinado na infância.

Confira algumas informações importantes sobre o sarampo:

O que é - O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Sintomas - Febre alta (acima de 38,5°C); Dor de cabeça; manchas vermelhas (surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo); tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik (antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas).

Contágio - A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Prevenção - A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.

Contraindicações - Casos suspeitos de sarampo; gestantes - devem esperar para serem vacinadas após o parto; menores de 1 ano de idade; imunocomprometidos.

Postos de vacinação

Durante a campanha: Central de Vacinação (Rua Santa Cruz, 368 – Barro Preto), UBS Cabanas (Rua Diamantina, s/nº) e UBS Passagem (Rua Capitão Inácio, 100 – 4as, 5as e 6as, na parte da manhã).

Dia D: Central de Vacinação (Rua Santa Cruz, 368 – Barro Preto), UBS Cabanas (Rua Diamantina, s/nº), UBS Passagem (Rua Capitão Inácio, 100), UBS Rosário (Rua Pinho, 301) e UBS Santo Antônio: Rua Projetada, s/nº).

Em caso de dúvidas, procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência com o cartão de vacinação.

Informações pelo telefone: (31) 3558-2062.


Voltar

Confira também: