Programa de fortalecimento da gestão escolar chega a 58 escolas públicas


Iniciativa é uma parceria entre a Fundação Renova e as secretarias de educação dos municípios de Mariana e Barra Longa

02/08/2018 às 11h03

Como parte do Programa de Reintegração da Comunidade Escolar, a Fundação Renova, em parceria com as Secretarias de Educação de Mariana e Barra Longa, em Minas Gerais, dará continuidade em agosto às atividades de apoio pedagógico e psicopedagógico as redes municipal e estadual de ensino. O objetivo é subsidiar as escolas públicas na formação de cidadãos que se insiram, permaneçam e transformem o lugar onde vivem. 

 

A iniciativa envolverá 58 escolas nos dois municípios com assistência técnica, incluindo capacitações para a elaboração dos Projetos Político-Pedagógico (PPP). Trata-se de um esforço conjunto para fortalecer a gestão escolar por meio da disponibilização de assistência especializada em temas pedagógicos. O trabalho será desenvolvido pela Compreender Consultoria em Responsabilidade Social, empresa contratada pela Fundação Renova. 

 

Em Mariana participam 42 escolas, sendo 30 municipais e 12 estaduais. As diretrizes e etapas do programa serão apresentadas aos diretores, vice-diretores e pedagogos da rede municipal nos próximos dias 2 e 3 de agosto. Os encontros com os professores estão previstos para a segunda quinzena deste mês. A etapa seguinte envolverá encontros com profissionais da rede estadual de ensino em data a ser definida. Em Barra Longa, são 16 escolas públicas envolvidas, sendo 14 municipais e 02 estaduais, e as atividades também serão retomadas no mês de agosto. Além do trabalho pedagógico com as escolas municipais e estaduais, também será realizado pelo programa o apoio psicopedagógico, que consiste em realizar formações com os educadores das escolas diretamente atingidas pelo evento, dando a eles condições de diagnosticar problemas de aprendizagem dos alunos identificar a necessidade de atendimento psicopedagógico. 

 

Para Kívia Dionízio Cruz, da área de Educação e Cultura da Fundação Renova, a iniciativa é muito importante para a gestão das escolas, uma vez que para oferecer ensino adequado às necessidades dos alunos, a escola precisa saber o que quer, (retirar) envolver os gestores escolares, os educadores e toda a comunidade escolar na definição das metas e como podem, juntos, alcançar os resultados desejados. “As escolas têm objetivos que desejam alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O objetivo do programa de fortalecimento da gestão escolar é compreender essas demandas e construir caminhos com as escolas que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem e, principalmente, a formação de cidadãos, mas sempre com o envolvimento de todos”, disse Kívia. 

 

Essas ações do Programa de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico fazem parte das medidas de compensação e reparação que estão previstas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). É iniciativa é da Fundação Renova, instituição criada para conduzir as ações de reparação dos impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em parcerias com as Secretarias de Educação de Mariana e Barra Longa e a Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais.

 

 

SERVIÇO:

 

Encontro sobre Programa de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico em Mariana (MG). 

 

Datas: 02 e 03 de agosto 

 

Local: Espaço UAITEC-CVT - Rua do Contorno, 327, Mariana - MG

 

 

Horários:

 

Dia 02/08 (Diretores) 

 

- 09 às 12h

 

- 14h às 17h

 

 

Dia 03/08 (Pedagogos) 

 

- 08h30 às 11h30 

 

- 13h30 às 16h30.

 

 


Voltar

Confira também: