O Papa Francisco, aceitando a renúncia de Dom Geraldo Lyrio Rocha, nomeou na manhã de hoje, dia 25 de abril de 2018, Dom Airton José dos Santos como novo Arcebispo de Mariana, transferindo-o da Arquidiocese de Campinas.
Carta do Núncio Apostólico a Dom Airton
No início do mês corrente,o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d´Aniello, enviou missiva ao Arcebispo, sob a chancela de segredo pontifício até a presente data de nomeação, em que informava sobre sua designação- agora como Arcebispo da Arquidiocese de Mariana (MG), tendo sido aprovado o pedido de renúncia de seu predecessor, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que se torna bispo emérito, e em que solicitava seu aceite. Clique aqui para acessar o documento.
A nomeação no portal da Santa Sé pode ser acessada aqui.
Biografia de Dom Airton
Dom Airton é mineiro, nascido em Bom Repouso, na Arquidiocese de Pouso Alegre, aos 25 de junho de 1956. Cursou Filosofia na Faculdade do Ipiranga e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Tem mestrado em Direito Canônico obtido na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Pertencente ao Clero de Santo André – SP, Dom Airton foi ordenado Bispo Auxiliar dessa diocese, aos 02 de março de 2002. Em 2004, foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes – SP. Tomou posse como Arcebispo de Campinas – SP, aos 15 de fevereiro de 2012. Exerce as funções de Grão-Chanceler da PUC-Campinas. Entre outras atribuições, foi Secretário do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e atualmente é Presidente do mesmo Regional. Foi também membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.
Dom Geraldo exercerá a função de Administrador Apostólico até a posse canônica de Dom Airton, no próximo dia 23 de junho.
Com Arquidioceses de Mariana e Campinas
Crédito: Foto: Carlos Bassan