O ex-presidente do CRF/MG, Vanderlei Machado, agora é o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed)


19/04/2018 às 09h56

Ex-presidente Vanderlei Machado assume presidência da FUNED

O ex-presidente do CRF/MG, Vanderlei Machado, agora é o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição de referência nacional na área da Saúde. A posse ocorreu na manhã desta terça-feira, 17 de abril, após a nomeação publicada no Minas Gerais, no dia 14.

O nome dele foi defendido pelo Conselho junto ao governador Fernando Pimentel, que demonstrou sensibilidade ao nomeá-lo para o cargo, reconhecendo a importância de uma gestão técnica e qualificada para a Funed. 

Vanderlei Machado assume com o desafio de direcionar a instituição para o cumprimento da meta de, até 2020, ser referência nacional em inovação científica e tecnológica, Vigilância em Saúde e desenvolvimento de produção de medicamentos para o SUS.

“Quando o CRF/MG indicou meu nome, fiquei muito honrado. Nós nunca sabemos realmente do que somos capazes até percebermos que outras pessoas acreditam tanto no nosso potencial a ponto de fazerem uma defesa desse porte junto ao governador. Estou aqui para fazer o que for preciso pela Funed e pela Saúde Pública com a mesma dedicação que tenho empenhado à Farmácia nesses 45 anos de profissão”, afirmou Vanderlei.

Na Funed, ele foi recepcionado por três farmacêuticos e ex-alunos da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto. Eles atuam em diferentes diretorias da Fundação e fizeram questão de dar as boas vindas ao novo presidente, juntamente com outros servidores. Existem 90 farmacêuticos atuando na Fundação nas áreas de pesquisa e produção. 

O CRF/MG foi representado pelo vice-presidente Alisson Brandão e pela diretora-tesoureira Adriana Tupynambá. A ex-diretora Rigleia Lucena, que já participou do Conselho Curador da Funed, também esteve presente na posse. Os três também compartilharam o orgulho de ver um profissional da envergadura de Vanderlei Machado como presidente da Funed. “É um homem íntegro, honesto, que deixou um grande legado para a nossa profissão enquanto esteve como presidente do CRF/MG”, afirmou Alisson Brandão.

“Agradecemos imensamente ao governador Fernando Pimentel por ter acolhido a nossa sugestão, motivada única e exclusivamente no fortalecimento do estratégico trabalho desenvolvido pela Funed a favor da Saúde Pública. A Funed é referência nacional e precisa ser conduzida por alguém que seja especialista em medicamentos, transitando com facilidade por todas as áreas, da pesquisa à produção”, defendeu Adriana.

“Tenho certeza de que ele fará muito pela Funed, que já tem servidores dedicados e apaixonados pela Saúde Pública. Agora, com a condução do professor Vanderlei, os caminhos serão os melhores”, comemorou Rigleia Lucena.

Trajetória profissional

Vanderlei Machado é farmacêutico-bioquímico graduado em 1972 pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui especialização em Análises Clínicas pela UFOP e pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, e em Farmácia Homeopática pela Associação Paulista de Homeopatia.

É membro da Comissão Fiscal da SBAC e secretário da SBAC/MG, entidade da qual também foi presidente de 1995 a 1999. Foi diretor presidente do CRF/MG de 2012 a 2015 e conselheiro regional de 1979 a 1982. Foi vereador da Câmara Municipal de Mariana de 1976 a 1982, e recebeu título de Cidadão Honorário da cidade em 1995.

Durante 31 anos, foi professor assistente de Parasitologia Médica da UFOP, entidade da qual também foi coordenador e orientador de projetos em Parasitologia para alunos do curso de Farmácia e Bioquímica, tendo sido paraninfo e patrono de várias turmas formandas de diversas faculdades de Farmácia de Minas Gerais.


Fonte e Foto: Comunicação CRF/MG


Voltar

Confira também: