Por: Hynara Versiani
A Biblioteca Pública de Ouro Preto receberá, neste sábado (03), a 127ª edição da Batalha da Pracinha – Sangue e Rima. O evento, que começa às 19h, é realizado pela Prefeitura de Ouro Preto em parceria com a própria biblioteca.
Criada como espaço de valorização da cultura hip-hop, a Batalha da Pracinha reúne MCs da cidade e região para duelos de improviso, em que a palavra se torna ferramenta de crítica, emoção e resistência. As batalhas seguem o formato clássico do freestyle, com rimas criadas no ato pelos participantes.
A edição deste mês será realizada dentro da biblioteca, localizada na Rua Xavier da Veiga, n.º 309. Segundo os organizadores, a proposta é reforçar o compromisso com a inclusão cultural ao integrar expressões periféricas ao ambiente de formação e conhecimento.
A Batalha da Pracinha é uma celebração da força das palavras e da resistência das periferias. Os MCs dão voz às emoções, críticas e vivências de muitos jovens, por meio da rima improvisada que mistura talento, poesia e expressão social.
Em nota de divulgação, a Prefeitura reforça que a Batalha da Pracinha mostra que a cultura de periferia também é cultura e merece ocupação, visibilidade e reconhecimento.
Aberta ao público, a atividade busca incentivar o protagonismo da juventude e ampliar os espaços de expressão artística no município. A entrada é gratuita.