O presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, esteve em Mariana nesta quarta-feira (19) para visitar a Capela Nossa Senhora Sant’Ana, que receberá um investimento de R$ 4,05 milhões para sua restauração. Localizada no Centro Histórico da cidade, a capela foi tombada pelo IPHAN em 1939 e agora será revitalizada como parte do Novo PAC Cidades Históricas (Programa de Aceleração do Crescimento).
Durante a cerimônia de assinatura do repasse, realizada no adro da capela, Leandro Grass ressaltou a missão do IPHAN em conservar o patrimônio para toda a população de Mariana. O evento contou com a presença do Padre Geraldo Buziani, pároco e reitor da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, além de fiéis e devotos de Sant'Ana.
“Estamos aqui com a comunidade, na Capela de Sant’Ana, em Mariana, uma das igrejas da cidade contempladas no Novo PAC. Um investimento que, somando todos os bens, vai passar de 33 milhões de reais só em Mariana, somando todas as cidades históricas, nós temos em Minas Gerais um investimento histórico de 213 milhões de reais, feitos pelo governo federal, governo do presidente Lula, sob a liderança do Ministério da Cultura, ministra Margareth Menezes, nós do IPHAN, em parceria com as prefeituras para colocar esse patrimônio vivo de novo, brilhando, acessível à população. Temos aqui um coral, temos uma comunidade que está ansiosa para ver essa igreja bonita, e ela vai ficar assim, com muito trabalho, concluiu o presidente do IPHAN Leandro Grass.
Com esse investimento, Mariana reafirma seu papel como um dos principais centros históricos do país, garantindo a preservação de sua rica herança cultural para as futuras gerações.
Com informações do IPHAN e GovBR