O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e da Coordenadoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promoveu a entrega de quatro veículos oficiais ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Iepha-MG, nesta segunda-feira (30). A data também celebra os 53 da fundação do instituto.
Os veículos oficiais, sendo três carros Chevrolet, modelo SPIN, ano 2024/2025, e uma caminhonete modelo Mitsubishi, ano 2024/2025, foram adquiridos por meio do projeto “Modernização da Frota do Iepha-MG”, contemplado via Plataforma Semente, dentro da Fase 1 do Programa Minas para Sempre. Os novos veículos da frota do Instituto integrarão ao patrimônio institucional, melhorando as condições de trabalho dos servidores bem como a qualidade, o conforto e o bem-estar durante as viagens de longa distância, possibilitando atender ainda mais as demandas do interior do Estado.
Durante a solenidade realizada na sede do instituto, o Presidente do Iepha-MG, João Paulo Martins, ressaltou a importância das viagens técnicas aos municípios e anunciou o “Programa Iepha na Estrada”, que integra as ações das três frentes de atuação: visitas de monitoramento, com orientações, capacitações; e ações de educação para o patrimônio; além de promover reconhecimento de bens em processos de identificação pelos cadastros por meio do inventário participativo. Ao todo, de janeiro a setembro deste ano, o Iepha-MG percorreu 67.000 km em 113 viagens, contando com um quadro de seis motoristas.
Para o promotor de justiça, à frente da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação do MPMG, Allender Barreto Lima da Silva, a entrega desses veículos reforça a importância da democratização no direito de acesso à cultura pelas populações do interior do Estado.
Segundo a Secretária do Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais Josiane de Souza, é importante destacar a presença do Iepha em quase a totalidade dos municípios do estado por meio de suas ações e viagens, uma trajetória que se traduz na sua presença em todo o território mineiro.