Frentes de trabalho de combate aos focos de incêndio na Primaz estão concentradas no Pico da Cartuxa. Nesta quarta-feira (04), cerca de 50 profissionais estavam em campo, coordenados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sob o comando do tenente Luciano Pinheiro, do Posto Avançado de Mariana.
" O trabalho é difícil, pois há reignição do fogo a todo momento, devido ao incêndio estar, também, no subsolo", explica o comandante da operação. Ainda segundo Pinheiro, o local está com a temperatura acima do normal e com a humildade baixa, dois dificultadores da atuação profissional. O terreno ainda é acidentado e possui mata densa, no entanto, a expectativa é de que cortinas de resfriamento amenizem a situação.
Além do Corpo de Bombeiros, estão atuando em Mariana a Patrulha Ambiental da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Instituto Habitat e AMDA (Associação Mineira de Defesa do Ambiente). Servidores das secretarias de Meio Ambiente e Obras também estão nas áreas de trabalho. O SAAE Mariana disponibiliza caminhões-pipa para resfriamento de zonas com incidência de fogo.
Trabalho conjunto
A Prefeitura de Mariana oferece suporte ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais no combate aos focos de incêndio em vegetação. Conforme o prefeito Celso Cota essa é uma das piores secas que já existiu no município. "Estamos há mais de 130 dias sem chuva, mas estamos trabalhando com muita determinação para enfrentar mais esse desafio", afirma. Segundo o gestor, a administração municipal oferece toda a logística para os profissionais em campo, como transporte e alimentação.