A Associação de Moradores de Santa Rita Durão realiza, com apoio da Samarco, a 1ª Copa Champions League de Futsal de Santa Rita Durão, com a participação de cinco times formados por cerca de 50 crianças e adolescentes que moram no distrito, em Mariana. O campeonato terá duração de dois meses, reunindo meninos e meninas entre quatro e 13 anos.
A abertura do Copa aconteceu na última quinta-feira (04/07) no Ginásio Poliesportivo Oscar Madalena, e mobilizou a comunidade, que assistiu aos dois primeiros jogos da competição disputados entre Real Madri e Barcelona e entre Chelsea e Manchester United. Também participa do torneio o time Paris San German.
A Samarco aportou recurso para a Associação desenvolver diversos projetos esportivos no distrito e, para a copinha, o recurso foi utilizado para a compra de materiais e uniformes.
Essa iniciativa faz parte das ações voluntárias de investimento social da Samarco em seus territórios de atuação.
Conhecido como "Preguinho", Demisson Luís da Silva é o treinador das equipes e disse que o apoio recebido amplia o trabalho social que a comunidade vem realizando. “Quero agradecer à Samarco porque com esse apoio a gente pode mobilizar mais 50 crianças. É algo que a cidade ganha muito porque é uma forma de incentivar a performance escolar. Só participa do torneio quem tem nota, quem tem presença escolar. E a Samarco está abraçando a causa e apoiando na construção do futuro dessa comunidade”, disse o técnico.
O presidente da Associação dos Moradores de Santa Rita Durão, Jean Roberto Correa da Costa Júnior, destacou que a comunidade está feliz com a iniciativa. “Esse torneio é inédito e é perceptível a alegria dos participantes. A Copa Champions Samarco está só começando”, afirmou.
Os meninos e meninas que participam do campeonato estão animados. A atleta Alice está feliz em participar da copinha. “Eu gosto de jogar futebol e eu vim pra cá para ganhar e não pra perder”, falou Alice, entusiasmada. Para ela, jogar futebol é a realização de um sonho.
Priscilla Nilo, analista da Gerência de Relacionamento Socioinstitucional da Samarco, disse que a empresa valoriza o esporte e a copa é uma forma de incentivar a prática entre os jovens da comunidade. “A copinha é um evento que foi desenhado com muito carinho pela associação de moradores e a Samarco aderiu à ideia desde o início. Estamos muito felizes com essa primeira etapa e tenho certeza de que virão outras. Reconhecemos a importância do esporte na educação e no desenvolvimento das crianças, além de ser uma ótima ferramenta de engajamento e fortalecimento dos vínculos familiares”, pontuou Priscilla.