O Plenário da Câmara recebeu moradores do distrito de Passagem de Mariana e o Secretário de Obras, na manhã do dia 24 de abril, para informações sobre o início da obra de um muro de contenção na rua Severina Maria. Os moradores buscam solução para o recorrente problema de inundações causadas pelo transbordar da Cachoeira do Matadouro, localizada nas imediações da via.
A discussão desse problema está em pauta desde o dia 11 de novembro do ano passado, quando o vereador Ediraldo Ramos - Pinico protocolou o Requerimento nº 380/2023, após relatos da população. Durante a última reunião, as demandas foram apresentadas novamente ao Executivo. O representante da Associação de Moradores de Passagem, Gilberto Alves, manifestou seu descontentamento quanto a demora para a solução e disse que além do muro de contenção é necessário fazer a descontaminação da água da Cachoeira do Matadouro, que antes era espaço de lazer para as famílias.
Em épocas de fortes chuvas, os moradores relatam sensação de insegurança. Na reunião, Juliano de Oliveira, residente na rua Severina Maria, relatou seu sentimento: ‘muitas das vezes a gente nem dorme, por medo, não tem segurança. Essa obra já vem sendo pedida há muitos anos, já foram feitas duas visitas técnicas e a gente tem medo de passar essa gestão da prefeitura e o problema ainda não ser solucionado’, disse.
O Secretário de Obras, Leonardo Rodrigues, afirmou que a prefeitura está comprometida com o projeto, mas estudos ainda estão sendo realizados com apoio do arquiteto que presta serviços para a Secretaria. Além da construção do muro, foi necessário realizar estudos hidrográficos para conseguir calcular a vazão máxima da água, garantindo a funcionalidade do muro e, após vistoria no local, a pasta também constatou que parte da cachoeira está assoreada, ou seja, coberta por sedimentos de terra, areia ou lixo.
Dada a complexidade da questão, a Secretaria de Obras precisou pedir uma licença ambiental e conta com o apoio da Secretaria de Estradas Vicinais para auxiliar no desassoreamento. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto -SAAE foi convocado a buscar soluções para a poluição da água do local. “Nós estamos propondo uma revitalização da Cachoeira, como o prefeito prometeu na reunião no distrito, em oito de abril, está nas prioridades da pasta concluir essa demanda”, declarou Leonardo.
O vereador Ediraldo segue acompanhando as movimentações do Executivo para a solução dos problemas. “Estou fazendo meu papel de cobrar, mas não depende do Legislativo e sim, do Executivo, mas a gente está dando um voto de confiança ao interesse da Secretaria de Obras em solucionar as demandas", finalizou o vereador.
Foto e Texto: Livia Salles