Em um esforço contínuo para engajar a comunidade e reforçar a transparência de suas operações, a Samarco abriu as portas de suas unidades para uma série de visitas educacionais com alunos de escolas municipais de Minas Gerais e Espírito Santo. As visitas, que ocorreram nos dias 11 e 24 de abril, fazem parte de uma iniciativa da empresa para apresentar seus métodos de produção e práticas de gestão ambiental a jovens estudantes.
No dia 11 de abril, a unidade de Germano recebeu alunos da Escola Municipal Sinhô Machado, localizada na comunidade de Santa Rita Durão, MG. Durante o passeio, os estudantes tiveram a oportunidade única de explorar a Mina Sul, visitar as torres de monitoramento atmosférico e aprender sobre a recuperação vegetal através de técnicas de hidrossemeadura. Além disso, a experiência foi enriquecida com uma demonstração de um caminhão fora de estrada e uma apresentação sobre a gestão de resíduos realizada pela Central de Matéria Descartados.
Seguindo o cronograma de visitas, no dia 24 de abril foi a vez dos alunos da EMEIEF Professora Maria Luiza Flores, de Mãe-Bá, ES, conhecerem a unidade de Ubu. Os estudantes puderam visitar o Porto e as instalações das Wind Fences, além de conhecerem a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais. A visita culminou na Central de Materiais Descartados, onde os alunos puderam ver de perto como a Samarco gerencia parte de seus resíduos industriais.
Essas atividades são parte de um esforço maior da Samarco para demonstrar na prática seus compromissos com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Ao proporcionar essas experiências educativas, a empresa não só aproxima a comunidade de suas operações, mas também fomenta uma consciência ambiental nas futuras gerações, que são essenciais para a continuidade de práticas sustentáveis no setor industrial.