Para receber, orientar e direcionar sobre o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, a prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), inaugura a sede, no bairro Barro Preto. A cerimônia aconteceu nessa quinta-feira (18), com a presença de autoridades.
A casa tem dois pavimentos. O serviço de “Família Acolhedora” funciona no térreo e possui três salas, uma área de convivência, cozinha e brinquedoteca. Conforme a secretária da Sedesc, Daniely Alves, “O acolhimento é como oferecer um guarda-chuva na tempestade. É acolher uma criança no momento mais difícil da vida dela e a casa cumpre esse papel”, reforça.
Família Acolhedora
O Programa Família Acolhedora foi instituído em Mariana em 2018, por meio da Lei nº 3.213, e estabelece o acolhimento temporário de crianças e adolescentes que foram afastados judicialmente do convívio familiar. Para o psicólogo, André Milanez, o espaço é totalmente preparado para receber as famílias que serão acolhedoras.
“Essa política pública é muito importante para o desenvolvimento social e a cidadania, principalmente, para as nossas crianças e adolescentes”, frisa. O serviço está previsto nas atividades de Proteção Social Especial (SUAS), do Governo Federal.
Acolhimento Institucional
No segundo pavimento, funciona o serviço de Acolhimento Institucional. Também é uma projeção judicial às crianças e adolescentes que são afastados da família de origem, no entanto, direcionam os menores para instituições sociais, com cuidadores.
CASA FAMÍLIA ACOLHEDORA
Local: Travessa Wenceslau Braz, n° 62 - Centro
Horário de funcionamento: 8h às 17h