Gorete Milagres, a Filó, se apresenta em Ouro Preto com o show ‘Filomena 30 anos de peleja’


15/04/2024 às 16h39

Entre as décadas de 1990 e 2000, a atriz mineira Gorete Milagres experimentou o auge da fama da personagem Filomena (ou Filó), que ela criou em 1994 e que conquistou inúmeros brasileiros com o bordão “Ô, coitado!”. Agora, Gorete Milagres repassa a trajetória da personagem no espetáculo “Filomena - 30 anos de peleja”, que vai se apresentar na Casa da Ópera, no Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto, que chega a sua terceira edição. Também já estão confirmados Nerso da Capitinga, do ator Pedro Bismarck, e Santinhas do Pau Oco, da Cia Corpo de Prova. O evento, totalmente gratuito, acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio. Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras.


No show “Filomena 30 Anos de Peleja”, Filó compartilha sua trajetória desde sua saída da roça de Pau Grande até suas vivências em Belo Horizonte e São Paulo. Com autenticidade, ela revelará as diferentes facetas de sua vida, transitando por experiências como empregada, diarista, microempresária e governanta. A história se desenrola mostrando as batalhas que enfrentou ao longo do tempo, mas sem perder o bom humor. O espetáculo de Filó aborda ainda a realidade das empregadas domésticas no Brasil, destacando a luta constante por direitos que essas profissionais enfrentam, refletindo a estrutura social do país.

O Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto, idealizado e realizado pela Enquanto Isso em Ouro Preto, é uma celebração cultural que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, com produção e comunicação da Holofote Cultural.

Filomena

A empregada doméstica caipira que sai do interior de Minas Gerais para tentar a vida na cidade grande apareceu na TV pela primeira vez no humorístico “A praça é nossa” (SBT/Alterosa). Ganhou programa próprio – “Ô, coitado” (também no SBT) – e participou dos humorísticos "SBT Palace Hotel", "Show do Tom" (Record) e "Dedé e o Comando Maluco" (SBT).  Filó nasceu do universo caipira mineiro, mas cria identificação com o público de todas as regiões do país. Neste espetáculo comemorativo, Filó, que já foi empregada, diarista, microempresária, governanta, assume que não conseguiu se aposentar e tá ali no Teatro pra fazer o seu stand-up! Verdade, afinal estamos numa era onde todo mundo vira artista!

Onde tem Cultura, a Vale está

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios.  Cultura é tudo aquilo que faz de nós quem somos. Da história que a avó conta, daquela receita que passa de geração em geração e do jeitinho que falamos, até tudo aquilo que vemos nos museus, no teatro, nos filmes e nos livros. A cultura é como nos expressamos. É a nossa humanidade compartilhada. É o nosso bem mais precioso. O teatro é muito mais do que entretenimento: ele tem a magia de nos transportar para outros mundos e de nos fazer refletir sobre o nosso. O teatro é a linguagem da emoção e da imaginação.
 
Serviços
 
Terceira edição do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto
Data: 23, 24 e 25 de maio de 2024
Local: Casa da Ópera - Ouro Preto/MG
Mais informações: www.festivalpopdeteatro.com.br

Voltar

Confira também: