Câmara homenageia cidadãs inspiradoras de Mariana


12/03/2024 às 19h32

 

O dia 8 de março marca a celebração das conquistas femininas na sociedade. A origem histórica do Dia da Mulher é de luta por condições dignas de trabalho, pelo direito ao voto e igualdade de gênero. Com o objetivo de enaltecer as mulheres que se destacam em suas áreas, a Câmara de Mariana realizou a primeira edição da entrega da comenda do mérito feminino “Mariana Mulher”, na última sexta-feira (08), na sede do Marianense Esporte Clube.

 

A honraria foi idealizada pelo vereador Fernando Sampaio, autor do Projeto de Lei nº 35/2023, que originou a Lei Municipal nº 3.685/2023. A lei cria a comenda do mérito feminino “Mariana Mulher” na cidade de Mariana, com medalha e certificado oficiais, e disciplina a sua entrega anual no mês de março. Nesta que foi a primeira edição da homenagem, o Legislativo homenageou 15 mulheres de diferentes profissões, que mudam a realidade ao seu redor e são exemplos de representatividade para outras. 

 

Em ato simbólico, o presidente da Câmara, vereador Edson Agostinho - Leitão, transferiu a presidência da sessão solene para a vereadora Beth Cota, que também foi a oradora oficial em nome do Legislativo. Beth ressaltou que o cenário brasileiro, mesmo diante de avanços significativos nas pautas de gênero, ainda é de violência contra mulher. “Entre 2012 e 2022, em média, uma mulher foi assassinada por arma de fogo a cada quatro horas. Esses números destacam a urgência de medidas eficazes para prevenir a violência contra mulher”, discursou. A vereadora ressaltou, ainda, que essas políticas públicas devem ser pensadas, também, por mulheres dentro da política. 

 

Homenageada com o Mérito Mariana Mulher, por prescrição do vereador Pedrinho Salete, Jordana Ferreira da Silva, 37, concorda que a presença de mulheres em cargos decisivos da sociedade pode mudar a forma de pensar a política. Economista e pesquisadora, ela trabalha avaliando políticas públicas na Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab ( J-PAL), uma rede de pesquisa global que avalia projetos com base em evidências científicas. “Se o propósito é reduzir as desigualdades, mas você não tem nesse meio pessoas que conhecem de perto essa desigualdade, o sucesso das pesquisas é menos eficaz. Dar espaço para mulheres na economia, principalmente de mulheres pretas, pode transformar o estudo.” disse.

Marciele Delduque, 41, também teve a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido dentro e fora do Brasil. É Co-presidente da Central Única das Favelas (CUFA) Minas Gerais, mentora do SEBRAE e está entre as três brasileiras premiadas no Brics Woman. Recebeu o Mérito Mariana Mulher por indicação da vereadora Beth Cota e acredita que um caminho para a ascensão social de muitos jovens de periferia é a valorização do empreendedorismo, que “muitas vezes nesses territórios não é opção, é sobrevivência”. “Fico muito feliz de ser reconhecida dentro do meu município, meu papel aqui

 

Representando todas as homenageadas da noite, Cristiane Herminia de Souza, discursou agradecendo o reconhecimento. “Ficamos felizes de sermos homenageadas em uma data específica, mas temos consciência de que todos os dias damos uma contribuição valorosa para a sociedade, com os muitos papéis que desempenhamos ao mesmo tempo.” Cristiane é, desde 2006, Guarda Civil Municipal e concilia as multitarefas ao papel integral de mãe. “Agradecemos a iniciativa da Câmara em reconhecer nossa contribuição", discursou. 

 

Cada vereador teve a oportunidade de designar uma mulher destaque. As homenageadas foram: 

 

  • Marcia Regina de Oliveira Samrout, indicada pelo vereador Edson Agostinho - Leitão;

  • Elizabeth Silva (Dra. Beth), indicada pelo vereador Fernando Sampaio; 

  • Viviani Aniceto Pires Moreira, indicada pelo vereador Manoel Douglas - Preto;

  • Gilmara Duarte de Jesus Castro, indicada pelo vereador Zezinho Salete; 

  • Marcione Gonçalves Fernandes, indicada pelo vereador Adimar Cota;

  • Deysiane Aparecida Silva de Araújo, indicada pelo vereador Ediraldo Ramos; 

  • Marciele Procópio Delduque, indicada pela vereadora Beth Cota;

  • Gislaine Gregório Belo, indicada pela vereadora Sônia Azzi; 

  • Regina Célia Santos Ribeiro, indicada pelo vereador José Sales; 

  • Andreia Donadon Leal, indicada pelo vereador Juliano Duarte;

  • Bruna Natali Soares Guimarães, indicada pelo vereador Maurício da Saúde; 

  • Jordana Ferreira da Silva, indicada pelo vereador Pedrinho Salete;

  • Gilma Graciela Vilas Boas Pereira, indicada pelo vereador Ricardo Miranda; 

  • Marina Tanilys Martins Gonçalves, indicada pelo vereador Ronaldo Bento; 

  • Cristiane Hermínia de Souza, indicada pela vereadora Sônia Azzi. 

 

Por Livia Salles 

Fotos: Mariana Hermidas, Pedro Hudson e Stúdio Élcio Rocha 

 

 


Voltar

Confira também: