Samarco promove evento cultural e esportivo no Parque das Andorinhas

Crédito: Ane Souz

Projeto reuniu diversas opções de lazer gratuitas no Parque das Andorinhas

13/12/2023 às 20h01

 

O Parque Natural Municipal das Andorinhas foi palco de uma festa repleta de diversão e alegria no último sábado (9). A área externa da sede do parque foi cenário de uma programação especial que incluiu shows com a banda de forró Manguacêra, grupo Recanto da Barra com Silvia Gomes e Erika Curtiss, grupo de teatro Cia Lamparina com o espetáculo "O que não tem nome", Coral Vozes EnCanto, Barroco Jazz, brinquedos infláveis, futebol de sabão, corrida de obstáculos, trampolim, pintura facial e a visita do Papai Noel, Mickey e Minnie. O dia começou com o Circuito Andorinhas de Bike e com a Caminhada Ecológica.

 

A supervisora administrativa do Parque Natural Municipal das Andorinhas, Tainara Teixeira, comentou que a ação foi pensada tanto para as crianças quanto para os adultos do bairro, quanto dos bairros próximos. “É um parque gratuito, um espaço aberto para a comunidade local, para as famílias do entorno do parque. Temos atrações para crianças e adultos, como a caminhada ecológica”, afirmou  a gestora.

 

Levar cultura e esporte para o Parque das Andorinhas. “Aqui é a nascente do Rio das Velhas. Essa água que a gente vê aqui é a primeira água formadora do Rio das Velhas, que vai atravessar Minas Gerais em 800 km na direção noroeste, até desaguar no Rio São Francisco. É uma alegria muito grande esse festival aqui na Cachoeira das Andorinhas”, disse o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. 

 

 

O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, ressaltou que o parque é para a população. "Nós temos a certeza que hoje é a unidade de conservação da Região dos Inconfidentes com maior número de visitações gratuitamente, usando dinheiro da população para cuidar deste paraíso das águas, onde nasce o Rio das Velhas", ressaltou. Chiquinho ainda explica que o Parque das Andorinhas tem um Plano de Manejo que rege o que pode e o que não pode ser feito dentro dessa Unidade de Conservação. "Nada do que está sendo realizado aqui está contrariando nosso Plano de Manejo. Essa área é sim para ser usada e frequentada com atividades culturais e turísticas", explicou.

 

Flávio Malta, secretário de Cultura e Turismo, explica que o evento faz parte da campanha “Aqui Seu Verão Vale Ouro”, com o objetivo de atrair visitantes para explorar as belezas naturais e culturais da cidade durante a estação mais quente do ano.”Com a campanha, esperamos incentivar não apenas a visitação turística, mas também a apreciação contínua das riquezas naturais e culturais que a cidade oferece, proporcionando uma experiência completa aos que a escolhem como destino”, explica Flávio.

 

Gilson Antunes, coordenador do evento, explica que é uma forma de descentralizar o acesso à cultura, valorizando o patrimônio natural e o ecoturismo em Ouro Preto. "A iniciativa promove a cultura e auxilia a classe artística da região por meio de eventos que incentivem a formação de público voltado para diversos tipos de segmentos musicais, como teatro, música instrumental, coral e a dança", explica.

 

O “Arte e Cultura no Parque das Andorinhas” é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto com o Departamento do Meio Ambiente (DEMAM) da Fundação Gorceix, com patrocínio da Samarco e produção da Holofote Cultural.

 

Concurso de desenhos

 

O projeto ainda teve a oficina ˜Meu Rio – Minha História – Minha Vida˜ na Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria. De forma lúdica, na acolhida aos alunos, aconteceu a “Contação” da história: As Aventuras do Lambari Bocarra pelo Rio das Velhas, cartilha educativa e autoral da Cia 2x2. Em seguida, foi realizada Ciranda Musical e um bate papo com os participantes.

 

Os alunos fizeram uma representação gráfica do Parque e do Rio das Velhas, ressaltando seus diversos aspectos ao longo de sua trajetória. Os três melhores desenhos foram premiados:

 

Primeiro lugar: Lavínia dos Santos

Segundo lugar: Amanda Rodrigues Lopes de Castro

Terceiro lugar: Ana Clara Alves Ferreira

 

Drive com todas as fotos: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1y-ZCEzGpV6rtFpJTD2-saIjGw0kGuTTr


Voltar

Confira também: