Mariana revela o encantador Circuito de Natal: Uma jornada cultural que promete ser inesquecível

Fotos: Badham Batella/TerritórioPress

A cidade histórica de Mariana inova com o 'Circuito Encantado' e outras atrações culturais, prometendo um Natal 2023 vibrante e cheio de descobertas

06/12/2023 às 11h07

 

Em uma recente coletiva de imprensa, na tarde de terça-feira (05) no Centro de Convenções na cidade de Mariana, conhecida por sua riqueza histórica e cultural, anunciou o lançamento do 'Circuito Encantado', um dos destaques do Natal de Luz 2023. A apresentação ficou a cargo de Antônio Caeiro, conhecido Toninho, do Clube Esquindô de Passagem de Mariana, que compartilhou detalhes sobre as várias iniciativas planejadas para celebrar a temporada festiva de Natal e fim de ano. 

 

O 'Circuito Encantado' é uma proposta inovadora que visa destacar a área histórica de Mariana, abrangendo as Praças da Sé, Jardim, Praça Minas Gerais e as ruas adjacentes, ricas em história e beleza. Este circuito não é apenas uma rota turística, mas uma imersão na essência da cidade, com foco em seus quatro museus e espaços culturais.

 

Além disso, o circuito contará com duas "tendas de todas as artes", localizadas nas Praças da Sé e no Jardim, que serão palcos para variadas expressões artísticas. A programação incluirá eventos dentro da Igreja da Sé e cortejos nas ruas, com destaque para apresentações como o show "Um Natal Brasileiro" de Chico Lobo, além do Circo Volante e da Cia Lunática.

 

A iniciativa vai além da área central, com o 'Circuito Caravana de Natal' levando a alegria do Natal aos bairros e distritos de Mariana. Este circuito incluirá um cinema itinerante, jogos e brinquedos, além de atividades focadas nas crianças.

 

Toninho também enfatizou a importância de valorizar os mestres artesãos locais, destacando oficinas e ateliês espalhados pelos distritos. Uma van disponibilizará visitas a locais como a oficina da Panela de Pedra, em Cachoeira do Brumado permitindo aos visitantes não apenas conhecer, mas também vivenciar as tradições e o artesanato locais.

 

O Natal de Luz 2023 em Mariana não é apenas uma celebração festiva, mas também um esforço para preservar e promover o rico patrimônio cultural da cidade. Com uma programação extensa e diversificada, Mariana promete oferecer uma experiência natalina única e enriquecedora, celebrando a história, a arte e a cultura da região.

 

O prefeito Celso Cota fez seu pronunciamento de forma esclarecedora e pontuou a programação diversificada deste ano de 2023. O início das festividades começam nesta sexta-feira dia 08 de dezembro, às 19 horas no Jardim. Leia o resumo da fala do prefeito:

1. Contexto e Organização do Evento:

   - Celso Cota destacou a importância de aproveitar o tempo até o final do próximo ano para fomentar o desenvolvimento econômico e cultural.

   - Enfatizou a necessidade de realizar o básico bem feito, especialmente em criar estruturas para o crescimento dos empresários locais.

   - Mencionou a mineração como âncora econômica, mas destacou a diversificação, principalmente no turismo, como essencial para o desenvolvimento econômico e geração de emprego.

 

2. Importância do Turismo e Cultura:

   - Ressaltou o turismo como uma indústria limpa com impactos significativos na cultura, educação e formação de novas gerações.

   - Defendeu a valorização da cultura local e a inclusão do Natal de Luz no calendário cultural do município.

 

3. Enfoque na Educação e Cultura:

   - Enfatizou a importância de Mariana como berço da educação em Minas Gerais.

   - Apresentou Gustavo como novo secretário de cultura de Mariana, ressaltando o planejamento e organização de eventos culturais futuros.

 

4. Eventos Culturais e Impacto Econômico:

   - Discutiu a necessidade de revisar o formato dos eventos culturais para maximizar o desenvolvimento econômico e geração de renda.

   - Citou o Natal de Luz como exemplo de evento bem organizado, valorizando artistas locais e focando em temas culturais relevantes.

 

5. Comparação com Natal de Luz de Gramado:

   - Comparou o Natal de Luz de Mariana com o de Gramado, um dos mais conhecidos do Brasil, destacando a importância de criar eventos únicos e memoráveis.

 

6. Detalhes do Natal de Luz em Mariana:

   - Mencionou o cortejo do Natal, incluindo o Zé Pereira e outras iniciativas culturais.

   - Ressaltou a importância do Natal como um momento de esperança e renascimento, com foco no impacto emocional nas pessoas, especialmente nas crianças.

 

7. Fortalecimento da Cultura Local:

   - Discutiu a importância de valorizar a cultura de raiz e a cultura contemporânea de Mariana.

   - Abordou a efervescência cultural local, incluindo novas formas de expressão como a Batalha de Rap, e a necessidade de apoio da Secretaria de Cultura.

 

8. Planejamento e Execução Futura:

   - Falou sobre a importância de planejamento e organização para a execução de eventos futuros, como o carnaval.

   - Expressou entusiasmo pelo impacto positivo que o Natal de Luz está prestes a trazer para a comunidade e economia local.

 

 

 O prefeito Celso na coletiva apresentou o novo secretário de cultura Gustavo Leite.

 

A Prefeitura espera que estes circuitos culturais se tornem um legado duradouro para a cidade, aumentando seu apelo turístico e enriquecendo a experiência dos visitantes. O Natal de Luz em Mariana está programado para continuar até o dia 6 de janeiro, culminando com as tradicionais festividades de Reis.

 

 A programação completa será em breve divulgada pela Prefeitura.

 


Voltar

Confira também: