Parque das Andorinhas recebe intensa programação cultural gratuita dia 9 de dezembro

Fotos: Ane Souz

Samarco incentiva ação artística na nascente do Rio das Velhas

02/12/2023 às 17h58

 

No dia 9 de dezembro, sábado, o “Arte e Cultura no Parque das Andorinhas” traz espetáculos de teatro, coral, intervenção artística, forró e samba, além da visita do Papai Noel, acompanhado pelo Mickey e Minnie. O evento será realizado entre 9 e 18h de forma totalmente gratuita.

 

O dia vai começar com o Circuito Andorinhas de Bike, saindo da sede do parque às 8h00, e com a Caminhada Ecológica saindo do Bar do Baú às 8h30. O evento terá brinquedos, de 10 às 14h, para todas as idades, como futebol de sabão, corrida de obstáculos, cama elástica pequena e grande, basquete eletrônico, pintura facial e espaço diversão para os bebês. “A expectativa para a programação no parque é a melhor possível, já que contamos com uma rica programação em um cenário lindíssimo com diversão de forma gratuita”, explica Gilson Antunes, coordenador do evento.

 

"O projeto Arte e Cultura no Parque das Andorinhas vem celebrar essa importante unidade de conservação, a mais visitada da região dos Inconfidentes, quiçá do campo das vertentes", afirma Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente, que explica que ações como essa mostram as muitas possibilidades de uso do parque respeitando o plano de manejo. "Convidamos os moradores, turistas e visitantes para usufruírem das belezas naturais com esse tempero e esse charme cultural. Venham, curtam e nos ajude a preservar esse templo das águas", ressalta Chiquinho.

 

Flávio Malta, secretário de Cultura e Turismo, explica que o evento faz parte da campanha “Aqui Seu Verão Vale Ouro”, com o objetivo de atrair visitantes para explorar as belezas naturais e culturais da cidade durante a estação mais quente do ano."Com a campanha, esperamos incentivar não apenas a visitação turística, mas também a apreciação contínua das riquezas naturais e culturais que a cidade oferece, proporcionando uma experiência completa aos que a escolhem como destino", explica Flávio.

 

O “Arte e Cultura no Parque das Andorinhas” é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Fundação Gorceix, com patrocínio da Samarco Mineração e produção da Holofote Cultural.

 

Confira a programação:

09h30 – Canto da Andorinha – Coral Vozes EnCanto
10h30 – Visita do Papai Noel, Mickey e Minnie
11h00 – Teatro das Andorinhas – Cia Lamparina – Espetáculo o que não tem nome
13h30 – Andorinha Instrumental – Barroco Jazz
14h30 – Andorinha Dançante – Banda Manguacêra
16h00 – Choro das Andorinhas – Regional da Barra convida Erika Curtiss e Silvia Gomes

 

Oficina para alunos da Rede Municipal de Ouro Preto

O projeto ainda terá a oficina ˜Meu Rio – Minha História – Minha Vida˜ nos dias 04 e 05 de dezembro, para aproximadamente 100 alunos e professores da rede municipal, cursando do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental I e realizadas nas dependências do Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas. Idealizadas e executadas pela Cia 2x2 Cultura e Cidadania, as atividades terão como principal eixo o Parque das Andorinhas. De forma lúdica,  na acolhida aos alunos, acontecerá a “Contação” da história: As Aventuras do Lambari Bocarra pelo Rio das Velhas, cartilha educativa e a autoral. Será proposta a representação gráfica do Parque e do Rio das Velhas, ressaltando seus diversos aspectos ao longo de sua trajetória. Finalizando, será realizada Ciranda Musical, um bate papo com os participantes.

Parque Natural Municipal das Andorinhas

O parque foi criado em 1968 e abrangia uma área de um quilômetro de raio tendo como ponto central a própria cachoeira das Andorinhas. Em 2005, a Câmara Municipal de Ouro Preto aprovou o projeto de Lei 69⁄05 estabelecendo novos limites para a Unidade de Conservação (UC), que também passou a ser denominada de Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA). Atualmente o Parque abrange uma área total de 557 hectares, e tem, entre outros, o objetivo de resguardar e proteger a flora, a fauna e demais recursos naturais (Lei 69, art. 4º, 2005).

 

Na área do Parque estão localizadas diversas quedas de água, e dentre elas, a de maior destaque e que dá nome ao Parque que é a Cachoeira das Andorinhas. Segundo relato de moradores este nome deve-se ao fato da ocorrência de uma grande quantidade de andorinhas que se deslocam para o vale encaixado da cachoeira na época de reprodução, construindo assim seus ninhos nas fendas dos afloramentos rochosos presentes na paisagem da cachoeira.

 

Para conhecer os detalhes sobre toda a programação, acesse: https://andorinhacultural.com.br

Serviço
Arte e Cultura no Parque das Andorinhas
Data: 9 de dezembro de 2023
Horário: 9 às 18h
Local: Parque Natural Municipal das Andorinhas
Endereço: Avenida das Andorinhas, Morro São João – Ouro Preto.


Voltar

Confira também: