Igreja de São Francisco renasce após anos de restauro e nasce o Museu da Cidade de Mariana na casa do Conde de Assumar.

Margareth Menezes e autoridades celebram a reabertura da Igreja de São Francisco e a abertura do Museu da Cidade, um marco na preservação da história brasileira. Foto: TerritórioPress/Badham Battella

Revitalização marca o renascimento de tesouros culturais em Mariana, contando com a presença da ministra Margareth Menezes e outras autoridades."

29/09/2023 às 15h13

 

Nesta quinta-feira (28) a cidade de Mariana viveu um momento marcante: a inauguração do Museu de Mariana e entrega da restauração da famosa Igreja de São Francisco de Assis. E esse evento tão especial, contou com as presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes, prefeito Celso Cota, presidente do IPHAN Leandro Grass, Juca Ferreira, assessor da presidencia do BNDES, Angelo Osvaldo, prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação de Cidades Históricas, Dom Airton Santos, Arcebispo de Mariana, Hugo Barreto presidente do Instituto Cultural Vale, dentre outras autoridades. 

 

Esse projeto realizado pelo Instituto Pedra, Prefeitura de Mariana, Arquidiocese de Mariana e o apoio financeiro do BNDES, e Instituto Vale, foram resgatadas duas preciosidades históricas da cidade, a Igreja de São Francisco, fechada desde 2013 e a Casa do Conde de Assumar que passa a abrigar o novo museu que também ganha destaque e como missão valorizar e contar a rica história de Mariana.

 

“Preservar nossa memória é essencial para o Brasil. Sem memória, nos perdemos. Parabéns a todos envolvidos neste projeto tão importante!”, destacou a ministra Margareth Menezes.

 

Ao longo de quatro anos, as duas construções foram cuidadosamente restauradas, evitando o risco de desabamento. Agora, o museu não só irá contar a história, mas também será um espaço de interação e educação.

 

Investimento na cultura não para

Além do Museu, o BNDES anunciou mais investimentos para Mariana, incluindo a restauração de um imóvel histórico na rua Direita que irá ampliar as histórias contadas pelo Museu, dando ênfase à era de mineração no século 20.

 

O Museu de Mariana busca, mais do que tudo, ser um espaço de construção coletiva e participação ativa da população. "Não é só um lugar que fala das pessoas. É um lugar feito pelas pessoas", diz Viviane Logo, museóloga do projeto.

 

Celso Cota, que iniciou este projeto em 2013, ressalta o valor educacional deste museu. “Ele não só conta nossa história, mas reflete a vibrante cultura de Mariana”, afirma.

E tem mais novidades por vir!

 

A ministra anunciou a visita de personalidades como Zezé Motta e Gregório Duvivier ainda este ano. Ademais, o museu irá oferecer atividades educativas para todos os públicos, incluindo estudantes.

 

Outros investimentos para Mariana também foram anunciados, como a restauração de imagens sacras da Catedral da Sé e reforma da Igreja de Santana. O Pároco e Reitor da Catedral da Paróquia Nossa Senhora da Assunção Geraldo Buziani, revelou a reportagem do Território Notícias que o famoso órgão da Sé, ARP Schnitger que foi construído na Alemanha na primeira década do séc. XVIII, será totalmente restaurado.

 

Mariana, com sua rica história e cultura, só tem a ganhar com esses novos projetos e investimentos. Que venham mais novidades pela frente!

 

Museu aberto a visitação:

• Quinta a segunda, das 10h às 18h

• Terça, das 13h às 21h

• Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia)

 

 


Voltar

Confira também: