A CEO da Trivento Educação e vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Débora Guerra,irá compor o grupo de 246 integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, o chamado Conselhão. O convite foi feito pelo presidente Lula e pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum), que, por meio do presidente da ABMES, Celso Niskier, a indicou para representar o conselho no setor da Educação.
Guerra afirma que no dia a dia como CEO da Trivento Educação e como vice-presidente da ABMES sabe dos desafios enfrentados e quais as principais demandas do setor em questão. Ela destaca que durante muito tempo cursar uma graduação no Brasil era privilégio apenas de pessoas com poder aquisitivo mais alto, mas que nas últimas décadas essa realidade tem mudado, com a implementação de políticas públicas que possibilitaram o acesso de uma parcela maior da população ao ensino superior.
“Um exemplo dessas iniciativas é a chegada de instituições de ensino a cidades do interior do país, como no caso da Trivento Educação, que hoje possui unidades em Altamira (PA), Lorena (SP) e Itabirito (MG), facilitando o acesso ao curso de nível superior, já que os alunos não precisam mais sair de suas cidades para estudar. E, para a gente avançar neste sentido, o diálogo entre diferentes setores da sociedade, entre eles, o governo federal, é fundamental. Para mim, fazer parte deste grupo e poder colocar em pauta assuntos que promovam a educação superior em nosso país, a representatividade e o empreendedorismo feminino e a importância das pequenas e médias instituições de ensino neste cenário é uma grande conquista”, complementa a conselheira.
Ainda de acordo com Débora, a graduação traz com ela a geração de renda, a oportunidade de melhores posições no mercado de trabalho e a melhora social da família e da comunidade no entorno, quando um de seus membros conquista o diploma. “Costumo dizer que ela é transformadora, tanto para os egressos quanto para a comunidade onde está inserida, pois por meio da educação de qualidade é possível mudar vidas", considerou.
Ao considerar, também, que há ainda um enorme caminho a ser percorrido para que mais pessoas tenham essa oportunidade, Débora ressalta o exemplo da Trivento como forma de se alcançar essa meta, ao unir forças para um objetivo em comum. “A Educação é, sem sombras de dúvidas, importante para todos os setores da sociedade e, por isso, deve estar representada neste colegiado. Os debates são uma importante ferramenta para superar os desafios e demandas que existem hoje no setor educacional, para que cada vez mais a educação superior de qualidade seja uma realidade possível de ser conquistada. Tenho certeza que cada vez mais a educação superior particular será protagonista das políticas públicas do Brasil e é com muito compromisso e seriedade que estarei à frente desses diálogos para que, juntos, possamos discutir e elaborar as diretrizes que norteiam a educação de nosso país. Só a partir de uma educação de qualidade conseguimos as grandes transformações que desejamos para o nosso país”, conclui.
Conselhão
Chefiado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e Geraldo Alckmin, vice-presidente, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável marcou o primeiro mandato de Lula, em 2003, e agora retoma o diálogo com a sociedade civil para a elaboração e análise de políticas públicas nos diversos setores sociais e econômicos. Empresários, ativistas e representantes de minorias integram a lista deste importante instrumento de participação social no Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Faculdade Serra Dourada.