Profissão Repórter desta terça (30) mostra como estão os atingidos pela lama em Mariana e Brumadinho


Nesta edição do "Pra onde, Brasil", os repórteres Guilherme Belarmino e Erik Von Poser e o repórter cinematográfico Eduardo de Paula percorrem mais de mil quilômetros na região Sudeste a bordo de um motorhome.

30/05/2023 às 13h46

Nesta edição do "Pra onde, Brasil", no Profissão Repórter, os repórteres Guilherme Belarmino e Erik Von Poser e o repórter cinematográfico Eduardo de Paula percorrem mais de mil quilômetros na região Sudeste a bordo de um motorhome. A equipe retrata a luta por reparação dos atingidos pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. 

A viagem começa na Vila de Regência, em Linhares, na foz do Rio Doce, onde a proibição da pesca, devido à contaminação das águas, prejudicou a vida dos pescadores. Eles reclamam que o valor do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) é insuficiente para que uma família sobreviva.

Navegando pelo rio, muitas pessoas foram até os jornalistas para contar suas histórias. De lá, a equipe seguiu viagem para as comunidades quilombolas de Degredo e Linharinho.

Afetados pelo rompimento, os moradores de Degredo criaram uma assessoria técnica para atuar na reparação. O resultado foi um processo judicial mais rápido e com indenizações mais altas. Já Linharinho não foi contemplado por nenhum projeto da Fundação Renova e ainda briga na Justiça por reconhecimento como atingido.

Durante a viagem, os jornalistas ainda pararam em Bento Rodrigues, no município de Mariana, (MG) e passaram uma noite com os antigos moradores. O grupo vai para lá todo o final de semana para matar a saudade de Bento que a lama destruiu.


Voltar

Confira também: