Saúde mental ganha reforço no SUS


O Ministério da Saúde anunciou 21,3 milhões para tratamento da saúde mental na rede pública

25/05/2023 às 20h47

O governo federal por meio do Ministério da Saúde, anunciou um reforço de vinte e um vírgula três milhões de reais para tratamentos de saúde mental no SUS, o Sistema Único de Saúde. O recurso será destinado para o atendimento das pessoas com sofrimento ou transtorno mental ou com necessidades de atendimento correntes de uso de álcool e outras drogas.

De acordo com a pasta da saúde, nove milhões de reais deste montante, serão investidos nos serviços residenciais terapêuticos. A ideia é atender as necessidades de moradia de pessoas com problemas de saúde mental que estão há muito tempo em instituições para tratamento. Outros nove milhões de reais serão destinados para centros de atenção psicossocial que atendem pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental pessoas com que estão há muito tempo em instituições para tratamento.

Outros nove milhões de reais serão destinados para centros de atenção psicossocial que atendem pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental CAPS são instituições que visam a substituição dos hospitais psiquiátricos, os antigos hospícios ou manicômios. Nestes estabelecimentos, atuam equipes multiprofissionais que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento. Atualmente o Brasil conta com quase dois mil e oitocentos centros espalhados pelo país o Ministério da Saúde ainda anunciou que vai habilitar quarenta e nove novos leitos de saúde mental em hospitais gerais. O investimento será de três vírgula dois milhões de reais por ano


Voltar

Confira também: