Março Lilás: Secretaria de Saúde incentiva prevenção ao Câncer do Colo de Útero


29/03/2023 às 16h29

Durante o mês de março, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, conscientiza sobre a prevenção ao Câncer do Colo de Útero. A campanha intitulada como  “Março Lilás”, redobra a atenção à saúde da mulher. De acordo com a Secretaria, esse é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e é considerado a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. Ou seja, os cuidados para evitar a doença devem ser realizados anualmente!

COMO PREVENIR

O primeiro cuidado deve ser a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). De acordo com o Ministério da Saúde, o Câncer do Colo de Útero está associado à infecção persistente do vírus, especialmente o HPV 16 e o HPV 18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres do colo de útero. Sendo assim, a vacina deve ser aplicada antes do início da vida sexual e é disponível para meninas e meninos de 09 a 14 anos. Além disso, o uso de preservativos durante as relações sexuais são de extrema importância.

Além disso, as mulheres acima dos 25 anos, especialmente as que possuem vida sexualmente ativa, devem realizar o exame preventivo, conhecido como "Papanicolau". O exame envolve a coleta de amostras de células da região do óstio cervical e ao redor do colo uterino e sua análise é laboratorial.

De acordo com a responsável pelo setor de atenção primária à saúde, Larissa de Oliveira, o exame é muito importante para a prevenção do câncer. “O preventivo deve ser feito anualmente por todas as mulheres, após o início da vida sexual. Assim, é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer. É um exame rápido, simples e indolor!”, afirma.

ONDE REALIZAR O PREVENTIVO?

O exame preventivo, durante todo o mês de março, pôde ser realizado na UBS Centro I e II de segunda a quinta-feira, de 13h às 15h. A unidade está localizada na Rua Wenceslau Bráz, 461, Centro. 

Para realizar o exame no período fora da campanha, é necessário entrar em contato com a sua Unidade Básica de Referência!

COMO SE CUIDAR?

De acordo com as recomendações médicas, as mulheres devem manter cuidados contínuos com a saúde, como:

  • Dormir bem; 
  • Reduzir a ingestão de sal e aumentar o consumo de água;
  • Alimentar-se bem;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Não fumar;
  • Fazer avaliações periódicas de Saúde.

Voltar

Confira também: