No verão, é comum utilizar os ventiladores de casa por muito mais tempo que o habitual. Principalmente durante à noite, onde é preciso fechar a janela por questões de segurança ou de insetos, muitas famílias costumam deixar o eletrodoméstico ligado por várias horas seguidas ou até mesmo durante todo o sono. Mas será que existe algum risco?
Além de uma conta de energia elétrica mais alta, dormir com o ventilador ligado pode trazer alguns problemas para a saúde. Veja os principais deles a seguir.
Deixar o ventilador ligado durante o soco contribui com a evaporação do suor e da umidade do corpo, causando desidratação. Principalmente em regiões mais secas, é preciso tomar cuidado com a prática. Uma boa dica é manter um copo com água perto da cama para amenizar o problema.
Com o vento indo diretamente no seu peito ou via nasal, o sistema imunológico fica mais fraco, logo é mais fácil contrair vírus e bactérias, que podem causar doenças. Uma das condições mais comuns adquiridas nesse caso é a dor de garganta.
Caso você seja diagnosticado com alergias respiratórias como rinite ou sinusite, o ventilador pode ser um vilão. Como o objeto faz ventar, as partículas causadoras de alergia circulam mais rápido pelo ar.
Conforme explicado, o vento pode causar ressecamento das vias aéreas e enfraquecer o sistema imunológico, com isso um dos locais mais prejudicados é a garganta. Caso a pessoa esteja com o nariz entupido e respirando somente pela boca, os riscos são maiores.
Fonte :https://www.metroworldnews.com.br/